Uma audiência pública para tratar da implantação do Sistema de
Transporte Buss Rapid Transit (BRT) na Capital ocorreu na noite desta
quarta-feira, 29, na Câmara de Palmas e gerou debates em torno da
implantação do sistema.
De acordo com as informações passadas pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup),
Luiz Masaru, o projeto prevê três terminais de ônibus, sete integrações
intermodais, 17 ciclovias, 35 estações de passagem e sete novas pontes.
A proposta prevê a dispersão de todos estes itens nos mais de 30 km de
extensão do BRT, que propõe ainda a interligação entre os setores Santa
Amaro (região Norte) e Taquari (região Sul).
De acordo com os projetos que foram dispersos no hall da Câmara, os
ônibus cortariam o canteiro da Avenida Theotônio Segurado em toda a sua
extensão. Nos cruzamentos seriam construídas estações multimoldais ou
tricheiras. É como se fossem pequenos viadutos, pelos quais os ônibus
passariam pela parte de cima e os veículos por baixo. Numa contagem
realizada pelo T1 Notícias seriam no mínimo 25 trincheiras entre o setor Santo Amaro e as proximidades da Universidade Lutera do Brasil (Ulbra).
“É de extrema importância esse projeto do BRT. São Paulo e Rio de
Janeiro têm, por exemplo, a faixa exclusiva, mas não tem calçada. Nós
queremos implantar juntamente com o projeto a acessibilidade e a
mobilidade em Palmas”, afirmou Masaru. Além do próprio projeto de
transporte, o presidente também afirmou que sua instalação traria mais
benefícios, como a construção de farmácias, mercados, hospital (Da UFT) e
casas com a implementação do projeto. “O transporte urbano é importante
para induzir a obtenção de recursos para outras áreas”, justificou.
Siqueira manda representante
O secretário de Estado de Energias Limpas, Recursos Hídricos e Projetos Especiais, Joaquim Guedes Coelho Filho, disse ao T1 Notícias
que foi mandado pelo governador, Siqueira Campos (PSDB), para
representar o Estado na discussão. De acordo com ele, o Executivo tem um
grupo que pode auxiliar nos estudos sobre o BRT.
“O governador tá interessado no melhor para palmas. A gente veio aqui
conhecer o projeto da Prefeitura, que foi apresentado para o governo do
Estado hoje. A Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans)
também tem uma equipe estudando mobilidade urbana, e o que pode
beneficiar Palmas e os demais municípios da região”, declarou. Ele
afirmou à reportagem que sua presença não tinha relação com interesses
do Executivo em torno da Região Metropolitana de Palmas (MetroPalmas).
Dúvidas
Após a apresentação do projeto, a população presente pode fazer
questionamentos a Masanu. Uma das dúvidas foi sobre o tipo de ônibus que
seria utilizado nesse tipo de transporte. “Vamos buscar o melhor para a
cidade de Palmas e o nosso objetivo é trazer um elétrico”, afirmou o
presidente do Impup.
Quando questionado sobre a quantia de dinheiro e prazo para entrega
desse projeto, Masanu foi mais subjetivo. “Quando se engata um projeto
como o BRT, já é engatado outro”, disse sem especificar datas. “Pedimos
mais de R$ 700 milhões ao governo federal, mas quem vai definir tudo é o
Ministério das Cidades e a concorrência na hora da licitação que
definirá”, explicou Masanu sobre os valores da obra. Em relação à tarifa
que será cobrada ele resslatou que "o investimento impacta também na
tarifa, mas se conseguirmos mais investimentos da união esses impactos
serão menores”.
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