Alguém precisa mais do que eu', diz menina que cortou cabelo para doar Iniciativa foi de uma garota de 9 anos, moradora de São Roque (SP). Doação será para pacientes de câncer do Hospital de Barretos (SP).
29/01/2014 09h36
- Atualizado em
29/01/2014 09h36
'Alguém precisa mais do que eu', diz menina que cortou cabelo para doar
Iniciativa foi de uma garota de 9 anos, moradora de São Roque (SP).
Doação será para pacientes de câncer do Hospital de Barretos (SP).
25 comentários
Manu, de 9 anos, surpreendeu ao querer doar
o cabelo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
A pequena Ana Manuela Barci, de 9 anos, surpreendeu sua família, em São Roque
(SP), ao promover uma grande lição de vida. Manu, como é carinhosamente
chamada pela família, chegou até a mãe, a artesã Patrícia Barci, e
pediu para cortar o cabelo. A finalidade: doá-lo para pessoas que sofrem
de câncer. A menina, que deve enviar as madeixas nesta quarta-feira
(29) para a Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de
Barretos (SP), diz que cortou os longos cabelos sem hesitar: “Outra
pessoa precisa mais do que eu”, justificou Ana, em entrevista ao G1.o cabelo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
De acordo com Patrícia, a filha viu a prima da mesma idade fazer a mesma coisa e resolveu 'copiar' a atitude, que no início gerou estranheza para os pais. “Não imaginava que ela havia entendido, de fato, a ação da prima, mas ela começou a pedir com tanta convicção que todos nos empolgamos. Já estava até achando aquele cabelo grande demais para ela”, brinca a artesã.
Decidida, a família escolheu o salão de uma amiga para fazer o corte, o mesmo em que a irmã da Manu, Talita, de 17 anos, trabalha. A cabeleireira Aline Teixeira de Carvalho, convocada para realizar a decisão de Manu, contou que nunca havia se deparado com uma situação dessa e foi muito comovente para todos que estavam no salão. “Eu já conhecia a Manu, mas não imaginava que ela faria isso. Ficamos comovidos e no fim, ela amou o novo corte”, conta.
A pequena conta que se assustou quando sua decisão ganhou repercussão nas redes sociais e em veículos de imprensa. Segundo a mãe, o objetivo não era tornar público o ato da menina. “Nós queríamos mesmo é que a Manu ficasse feliz com essa atitude e por consequência ajudasse alguém. A ideia sempre foi essa. Esperamos que essas mechas façam a diferença na vida de alguém que precise”, ressalta.
saiba mais
A atitude da pequena inspirou a cabeleireira a criar uma campanha no
salão. Aline explica que quem se interessar em doar o cabelo para o
hospital de câncer poderá fazer o corte sem custo algum. “Essa será a
minha forma de ajudar as pessoas que sofrem dessa doença e também a
incentivar outras a fazerem algo pequeno que pode mudar definitivamente a
vida de outra pessoa”, diz a cabeleireira.Nada arrependida e curtindo o novo visual, Manu diz que não vai parar de ajudar. "Quero deixar meu cabelo crescer até a cintura para, novamente, doá-lo ao hospital", diz.
Região de Rio Preto
Em Ilha Solteira (SP), uma menina de 11 anos também decidiu deixar o cabelo crescer para doar a pessoas com câncer. O destino escolhido é mesmo da menina de São Roque: o Hospital de Câncer de Barretos. Lívia Arruda deixou as madeixas com 58 centímetros e pretende cortar 30 centímetros, tamanho ideal para uma peruca.
Em entrevista ao G1, Lívia conta que atitudes como a de Manu a deixam feliz. Entre suas amigas, nenhuma teria coragem de fazer o corte. “Eu acho lindo o que essa menina vai fazer porque mais gente poderá ser ajudada. Minhas amigas disseram que não teriam coragem de cortar tanto assim o cabelo, mas eu acho um ato lindo”, diz.
Assim como a menina de São Roque, Lívia também pretende deixar os cabelos crescerem novamente para fazer o mesmo. O doador não pode escolher quem vai receber as madeixas, mas a garota têm suas preferências: “Queria que uma menina recebesse meu cabelo e fosse muito feliz com ele”, conclui a pequena, que é dona de um coração grande.
Segundo dados da AVCC, que funciona dentro do Hospital do Câncer de Barretos, nos últimos anos, muitas pessoas, inclusive os homens, têm entendido a importância da doação de cabelo. Por dia, cerca de 10 doações são recebidas. Com o novo cabelo, as pacientes recuperam a autoestima e se sentem mais felizes, o que auxilia no tratamento.
Como doar
Depois de cortar, o doador pode enviar os cabelos - devidamente amarrados - por Correios ao hospital de destino ou entregar na sede desejada. Assim que recebidos, eles são levados para uma cabeleireira voluntária. Ela monta as perucas que serão emprestadas para as pacientes cadastradas e que permanecerão com elas pelo tempo necessário.
O Hospital de Câncer de Barretos fica na Rua Antenor Duarte Villela, 1331, bairro Dr. Paulo Prata. O telefone para contato é o (17) 3321-6600.
Lívia deixou cabelo crescer até ficar com 58 centímetros de comprimento (Foto: Arquivo Pessoal)
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!