Operação busca provas de adulteração de leite com água oxigenada no RS

Operação busca provas de adulteração de leite com água oxigenada no RS

Do UOL, em São Paulo
Ampliar

Operação Leite Compen$ado descobre esquema de adulteração de leite no RS11 fotos

11 / 11
7.nov.2013 - O Ministério Público Estadual no Rio Grande do Sul realizou na manhã desta quinta-feira (7), no município de Três de Maio (Noroeste gaúcho), a terceira fase da operação "Leite Compen$ado", que investiga adulteração de leite com produtos como água oxigenada. A ação acontece após o MPE ter desarticulado esquema de adulteração do leite com água, ureia e formol Joana Colussi/Agência RBS/Estadão Conteúdo
O Ministério Público estadual no Rio Grande do Sul realiza na manhã desta quinta-feira (7), no município de Três de Maio (Noroeste gaúcho), a terceira fase da operação "Leite Compen$ado", que investiga adulteração de leite com produtos como água oxigenada.
Segundo a assessoria de imprensa do MP, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro locais.  Além de produtos químicos, são recolhidos documentos, notas fiscais e anotações dos investigados, além da busca e apreensão de três caminhões de transporte de leite.
A operação do MP tem apoio de organismos como Receita Estadual e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e é coordenada pelos promotores Mauro Lucio da Cunha Rockenbach, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Pablo da Silva Alfaro.
De acordo com as investigações, o transportador Airton Jacó Reidel, 31, seria o chefe de uma quadrilha composta por sua mulher, Rejane Dias, 32, e seus sobrinhos, Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten, estes, motoristas do grupo. Rejane é sócia do marido e proprietária de todos os bens que, segundo o MP, teriam sido adquiridos ilicitamente.

Ação criminosa

As investigações descobriram que os suspeitos adicionavam produtos químicos ao leite in natura a fim de mascarar a adição da água e aumentar o volume do produto final para, com isso, ter mais lucro. A ação, entretanto, reduzia o valor nutritivo do leite e causava riscos sérios à saúde dos consumidores, de acordo com a promotoria de Defesa do Consumidor.
Os promotores afirmam ainda que a quadrilha investigada acrescia também peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para elevar a durabilidade do leite, uma vez que o produto químico tem ação bactericida.
Na prática, diz a investigação, o grupo comprava leite prestes a vencer por preço até 50% inferior ao do mercado. Depois da manipulação com o peróxido de hidrogênio, o produto era repassado à indústria. Além de eliminar as vitaminas A e E, em altas concentrações a substância prejudica a flora intestinal. A substancia é proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Adulteração de leite ocorria em ambientes insalubres

Entenda o caso 

A operação "Leite Compensado" teve início em maio deste ano. Na ocasião, foram cumpridos dez mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina.
 
As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. A adulteração consiste em crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.
 
No mesmo dia, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou as empresas Italac, Mumu, Líder e Latvida para prestarem esclarecimentos sobre as denúncias da operação, que identificou o acréscimo de formol e substância semelhante à ureia ao leite.
 
O Ministério da Justiça deu prazo de dez dias às empresas --a partir do recebimento da notificação-- para apresentar a documentação técnica e laboratorial pertinentes ou para fazer o recall dos produtos com problemas. 
 
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mesmo em pequenas concentrações, o formol representa um risco à saúde, pois a substância não possui uma dose segura de exposição e pode causar câncer. Já a ureia causa pouca ou nenhuma toxicidade para os seres humanos. 
Ampliar

Veja casos de alimentos impróprios para consumo31 fotos

25 / 31
16.jul.2013 - Matthew Pickford, 19, encontrou um besouro morto dentro de um sanduíche do McDonalds comprado em Great Yarmouth, no condado de Norfolk, na Inglaterra, em 8 de julho. A notícia foi divulgada nesta terça-feira no jornal "Huffington Post". Segundo Pickford, ele viu o inseto depois de dar uma mordida no hambúrguer. A equipe de saúde ambiental da cidade foi acionada e ordenou uma inspeção sanitária na lanchonete James Bass/Archant

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada