Igeprev Detalhes Criado em Quinta, 07 Novembro 2013 12:56 Foi aprovado no Senado Federal, na última quarta-feira, 06, um requerimento da senadora Kátia Abreu (PMDB) que busca esclarecimentos sobre as aplicações do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev).

Igeprev

LOGO IGEPREV para twitterFoi aprovado no Senado Federal, na última quarta-feira, 06, um requerimento da senadora Kátia Abreu (PMDB) que busca esclarecimentos sobre as aplicações do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev). O requerimento foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos e pede a convocação do secretário estadual das Relações Institucionais e ex-presidente do Conselho de Administração do Igeprev, Eduardo Siqueira Campos (PTB); do diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Roberto Troncon Filho; do diretor do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, do MPS, Otoni Guimarães; e do presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Gomes Pereira.
Também devem ser convocados o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro e o presidente SINTRAS-TO, Manoel Miranda, juntamente com os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Doris Coutinho e Herbert Carvalho. Os presidentes das duas entidades classistas representarão os servidores públicos nas discussões.
Para o SISEPE-TO, a discussão do tema no Senado Federal representa mais um avanço para a responsabilização dos envolvidos nas irregularidades apontadas nas auditorias do Ministério da Previdência Social. “A convocação vai fazer com que aqueles que têm que prestar esclarecimentos ao servidor realmente falem o que aconteceu. Diferente da audiência pública, na qual os representantes são convidados. Convocação é convocação e os ex-gestores terão que esclarecer o que aconteceu com as aplicações do Igeprev”, enfatizou Cleiton Pinheiro.
Ainda segundo ele, o resultado das discussões vai subsidiar o trabalho dos Sindicatos e Associações dos servidores, na elaboração da minuta dos projetos de lei cujo intuito é estabelecer alterações profundas na gestão do Instituto.
PREJUÍZOS
Os relatórios das auditorias realizadas pelo Ministério da Previdência Social (MPS), no Igeprev, revelaram irregularidades e rombos milionários ao FUNPREV, advindos da má aplicação dos recursos dos servidores.
Segundo o MPS, só com investimentos nos bancos BVA e Rural, liquidados pelo Banco Central, o Igeprev teve um prejuízo de R$ 298 milhões. “As entidades estão estudando maneiras de fazer com o que Governo devolva esse dinheiro ao Fundo. O servidor não pode ter sua aposentadoria prejudicada por conta da irresponsabilidade dos gestores. Estamos pensando, inclusive, em incluir no orçamento do Estado para o ano que vem. Vamos brigar por isso, pois, para os Sindicatos, não importa o momento político ou as diferenças partidárias. Nós trabalhamos com dados técnicos fornecidos pelo Ministério da Previdência e pelo DIEESE, instituições renomadas nacionalmente”, esclareceu Pinheiro. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada