FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO TVE Tocantins/Unitins inaugura laboratório Ginga Brasil



FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

TVE Tocantins/Unitins inaugura laboratório Ginga Brasil


Leilane Marinho - 135 – 29 de novembro de 2013

TV Digital, inclusão tecnológica e interatividade foram às palavras chaves que marcaram a inauguração do laboratório para testar conteúdos e aplicações para a TV digital pública brasileira, o Ginga® - LabTVDi, realizada nesta sexta-feira, 29, às 14h30, no Auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).
A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e a TVE Tocantins foram contempladas pelo Ginga Brasil, do Ministério das Comunicações (MiniCom), um programa de inclusão social do projeto “IPTV.br: Serviço Multimídia de Banda Larga para Inclusão Social”, que tem como objetivo fomentar a produção nacional no setor do audiovisual, e entre suas ações, selecionou 10 emissoras públicas para receberem laboratórios de testes de conteúdos e aplicações interativas de TV Digital.
Participaram da cerimônia de inauguração, o reitor da Unitins, Joaber Macedo, o presidente da TVE Tocantins, Wagner Coelho, o coordenador de Tv Digital do MiniCom, João Paulo Saraiva Andrade, o diretor adjunto de Gestão de Soluções da instituição da RNP, Gorgônio Araújo, o representante da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) André Barbosa Filho, o secretário executivo da Secretaria de Comunicação do Tocantins, Luiz Pires, o Pró-Reitor de Extensão do IFTO, Elder Pereira, e o de deputado estadual Carlão da Saneatins, além de pró-reitores da Unitins e acadêmicos.

Para o reitor Joaber Macedo, o laboratório chegou em um momento de reestruturação da Unitins, e que a implantação do laboratório Ginga na universidade proporcionará a comunidade acadêmica inovação e interatividade. “É o início de grandes invenções e uma oportunidade para a criação de conteúdos de qualidade. Este laboratório vai possibilitar que a universidade desenvolva aplicativos para ser utilizado no ensino a distância, abrindo assim um novo o horizonte, o de criar novas ferramentas de interatividade para nossas aulas”, disse.

Segundo o presidente da Fundação Redesat/TVE Tocantins, Wagner Coelho, o laboratório inaugurado proporcionará melhoria na qualidade de transmissão, além de oferecer aos telespectadores aplicativos com serviços de utilidade pública. “O laboratório vai permitir a criação de aplicativos que darão acesso à população a serviços como o Serviço Nacional de Emprego (Sine), consultas de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), serviços bancários, seguro desemprego e outros, através da televisão”, explica. 
O Ginga
O Ginga Br.Labs é uma tecnologia brasileira com padrão internacional, desenvolvida basicamente por duas universidades brasileiras, a Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele funciona como um programa de conversão que permite ao usuário interagir com a programação da emissora de TV e tem por objetivo estimular a produção e o desenvolvimento de conteúdos e aplicativos com interatividade para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital.
 No Tocantins, o laboratório conta um transmissor de TV Digital de baixa potência; um multiplexador de vídeo digital; estações de trabalho para criação de aplicativo, servidores de aplicações e duas TVs de 40 polegadas. A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) capacitará cerca de 40 técnicos, produtores e diretores para o uso e desenvolvimento de aplicativos e conteúdos interativos baseados no Ginga. Os recursos são oriundos dos governos federal e estadual.
“É muito importante a implantação desse laboratório aqui em Palmas. E isso fará nascer uma cultura de utilização desse aplicativo. É algo muito desejado, e assim a universidade se faz ainda mais presente na vida da nossa sociedade, fazendo com que a população receba não apenas uma nova tecnologia, mas que tenha condições de ter uma vida melhor, mediante os serviços ofertados via TV digital”, completa Gorgonio Araújo.

Segundo o coordenador geral do MiniCom, José Paulo Saraiva Andrade, apesar dos avanços rumo a digitalização da TV,  o Ministério das Comunicações já anunciou que o sinal analógico não será desligado. “Só será autorizado o desligamento do sinal analógico, quando todas as famílias do Brasil tiverem acesso a um receptor digital”, informou. Andrade conta ainda que o governo federal vai garantir aos cidadãos com baixa renda acesso ao equipamento digital, como televisores ou adaptadores.
-- 
 
Foto: Vivi Asevedo
 
 
Assessoria de Comunicação -
+55 63 3218-2265/2947/  8416-2797

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU