SEFAZ FAZ
Visando disseminar o conhecimento sobre o câncer de mama, a Secretaria da Fazenda realizou a Semana da Saúde. A ação faz parte da campanha “Outubro Rosa” iniciada pela Diretoria de Gestão Administrativa da Sefaz, na sexta-feira, 4 de outubro, com participação da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, do grupo Anjos da Enfermagem, do mastologista Nilo Coelho e Hemoto - Hemorrede do Tocantins.
Durante a semana foram realizadas várias palestras direcionadas às mulheres da Pasta. Segundo a coordenadora do Departamento de Recursos Humanos, Rosane Santos Voltolini Rocha, o objetivo é conscientizar as servidoras com relação à importância dos cuidados com a saúde e chamar a atenção, especialmente para a questão do câncer de mama.
Na palestra “Fitoterapia e Promoção da Saúde”, ministrada pela professora e enfermeira, Sônia Maria F. Queiroz e Silva foram destacados os cuidados com a saúde, a importância do auto-exame de mama: evolução e medidas preventivas. Sônia falou também sobre o poder que as plantas medicinais têm no tratamento várias doenças, entre elas o câncer. “As plantas medicinais são muito importantes na prevenção ou cura de diversas doenças. Muitas delas poderiam ser tratadas ou evitadas com o uso dessas plantas”, afirma.
Já as enfermeiras Tayanna Cursino Ribeiro Olebar e Damarys Tatyelle Cursino Ribeiro Olebar, na palestra “Câncer de mama: experiências e diagnósticos”, falaram sobre a importância do auto-exame da mama, do diagnóstico precoce, do apoio familiar. Destacaram também as fases do tratamento, os fatores de riscos e as possibilidades de cura. “O câncer tem cura e, se descoberto na fase inicial, as chances são infinitamente maiores”, afirma Tayanna Cursino. Outro destaque da palestra foi a participação de duas mulheres que tiveram câncer de mama contando suas experiências.
A especialidade em sexualidade humana, Glícia Neves da Costa Queiroz, ministrou palestra sobre “Sexo: fonte de vida, prazer e saúde”. Desmistificando a sexualidade, pompoarismo, exercendo a sexualidade através da dança, cuidado com a saúde física e mental, foram alguns pontos destacados pela especialista.
Foto: João Di Pietro
--
Ascom Sefaz-TO
Fone: 3218-1209
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!