Republicanos paralisaram o governo por questão ideológica, diz Obama

Republicanos paralisaram o governo por questão ideológica, diz Obama

Presidente americano fez apelo para votação do Orçamento público. Impasse entre republicanos e democratas travou os serviços federais

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE
01/10/2013 15h04 - Atualizado em 01/10/2013 15h07
 
 
Kindle
 Share 
Nuvens negras passam pelo Capitólio: centro legislativo americano é palco de batalha entre democratas e republicanos (Foto: Susan Walsh/AP)
O presidente dos Estados UnidosBarack Obama, pediu nesta terça-feira (1º) aos republicanos que "reabram" a administração federal, que ficou parcialmente paralisada por causa da não aprovação de um Orçamentono Congresso americano, e alertou que quanto mais tempo durar o fechamento "piores" serão seus efeitos. É a primeira vez, em 17 anos, que o Orçamento para o ano fiscal de 2014 deixa de ser votado no prazo.   
Em referência à reforma da saúde, Obama disse em pronunciamento na Casa Branca que uma "facção" dos republicanos, sua ala mais conservadora, provocou a paralisação do governo "só porque não gosta de uma lei". "Eles paralisaram o governo em uma cruzada ideológica para negar seguro saúde acessível a milhões de americanos."
A legislação proposta pelo presidente, conhecida como "Obamacare", determina que todos os cidadãos americanos tenham assistência médica. Aqueles que não conseguem pagar podem participar dos programas públicos. Os que podem pagar, mas escolhem não ter seguro saúde, podem ser punidos com pagamento de multa ao fisco americano. Republicanos querem agora alterar a lei, que foi aprovada em 2010. Mesmo diante da crise, o presidente manteve a postura de não negociar o "Obamacare". "Não vou negociar com a responsabilidade do Congresso de pagar as contas."
Ainda em seu discurso, Obama falou sobre os prejuízos da paralisação. "Sabemos que determinados serviços e benefícios para idosos, veteranos e empresários da América serão suspensos. Alguns escritórios, juntamente com cada departamento e monumento nacional, deverão ser fechados", disse.
"E enquanto na noite passada eu assinava uma lei para garantir que nossos 1,4 milhão de militares da ativa sejam pagos durante a paralisação, centenas de milhares de trabalhadores civis, muitos ainda no trabalho, serão forçados a ficar em casa - não estão sendo pagos, mesmo os que têm famílias para sustentar e empresas locais que dependem deles." Cerca de 800 mil trabalhadores federais foram colocados em licença não remunerada.  
Na Casa Branca, Obama faz discurso com críticas aos republicanos (Foto: Evan Vucci/AP)
O presidente fez um apelo para reabertura dos serviços da administração. "Parem com isso. Passem o Orçamento", disse. "O Congresso tem que parar de governar por crises, tem que quebrar esse hábito". 
Teto da dívida
Obama alertou ao Congresso americano que não aprovar uma elevação do teto da dívida pública do país, cujo limite será alcançado em 17 de outubro, será catastrófico para economia.
Autorizar o Tesouro a pagar os compromissos de governo é um "voto de rotina" e não uma "concessão" ao presidente ou ao governo, criticou Obama, antecipando assim uma nova batalha com os republicanos. 
AC

  
Kind

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU