De cachorros e tucanos. Ou: Fernando Capez sabe tratar cão como gente e gente como cão

Reinaldo Azevedo

Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil

19/10/2013
às 19:18

De cachorros e tucanos. Ou: Fernando Capez sabe tratar cão como gente e gente como cão

De todas as tolices que dizem a meu respeito — felizmente, também há coisas boas —, há uma que me irrita um tantinho porque, como costumo dizer, distorce tanto o que penso como o que eles pensam: a que me identifica com os tucanos, com o PSDB. Conheço a origem da patacoada e vocês também: é coisa do JEG, do Jornalismo da Esgotosfera Governista, financiada por estatais. Ainda que eu quisesse, ainda que eu sentisse a necessidade de me identificar com uma legenda, ainda que considerasse essencial escolher um grupo em que ancorar meu pensamento, não seria, definitivamente, o PSDB o meu abrigo. Há pessoas decentes lá, sim. Há gente que admiro e respeito — também as há no PMDB; até no PT há pessoas de coluna ereta… “Qual legenda seria?” Nenhuma. Inexiste um partido liberal-conservador no Brasil. “Por que você não cria?” Porque não tenho nem disposição nem tempo. Porque a minha praia é escrever o que penso e não criar táticas e estratégias para ter o controle das políticas públicas — é essa a tarefa legítima das políticos. A minha tarefa, não menos legítima, e dizer se eles erram ou acertam; é dizer se os agentes sociais erram ou acertam… “Segundo quais critérios?” Ora, os meus — que, como sabem, sempre são muito claros.
Mas volto ao ponto. Enviam-me aqui um discurso que o deputado estadual Fernando Capez, do PSDB de São Paulo, fez na Assembleia Legislativa sobre os atos criminosos praticados no Instituto Royal. Foi na sessão de ontem, antes dos novos atos terroristas deste sábado. Raramente alguém foi tão irresponsável e disse tanta bobagem em tão pouco tempo. Trata-se de uma fala populista e oportunista, que busca pegar carona no clamor das redes sociais.
Se quiserem ouvir a coleção de impropérios, o vídeo segue abaixo. Os hidrófobos que estão tentando encher o meu saco na área de comentários já têm seu novo herói. Vejam aí. Volto depois.

Retomo
Trata-se de uma fala covarde — e não adianta o deputado vir com chiliques. Não dou a mínima. Esse é um mau uso da imunidade parlamentar. Capez só se manifesta com tamanha estupidez porque sabe que não pode ser processado pelos dirigentes do instituto. O deputado os chamou de “bandidos”. Bandidos, meu senhor, são aqueles que, neste sábado, botaram fogo num veículo da PM e em dois de uma emissora de TV. O deputado falou em animais maltratados e tal. Cadê as imagens dos cães mutilados e cegos, como se diz? O deputado diz que os donos do laboratório deveriam ter sido presos em flagrante. É? Sob qual acusação? Presos deveriam ter sido aqueles que invadiram uma propriedade privada, destruíram um trabalho de pesquisa sério, depredaram o laboratório e puseram em risco, de resto, a saúde da população. O deputado, com a coragem dos covardes — não, eu não tenho imunidade parlamentar —, incita a fúria dos já furiosos contra uma empresa que nem está sendo processada por crime nenhum. Ainda que estivesse, a prática seria criminosa. O deputado resolve pegar carona numa manifestação obscurantista, que agride, de fato, os fundamentos da pesquisa científica.
O que ele tem em mãos além de ilações e da acusação não-comprovada — na verdade, já desmentida — feita por bandidos supostamente bem-intencionados? Diz este senhor que qualquer um pode invadir uma propriedade se souber que lá dentro se pratica um crime. Pois bem: cadê a comprovação do crime? Trata-se de um dos discursos mais vergonhosos jamais feitos na Assembleia Legislativa.
Capez, Capez… Sob o pretexto de defender cachorros, este senhor demonstra que pode jogar no lixo a reputação de seres humanos sem hesitar um segundo. Está, no fim das contas, cuidando da eleição no ano que vem.
Quem trata cão como gente e gente como cão se define moralmente.
Desafio
Desafio este senhor a, nesta segunda, abrir mão de sua imunidade parlamentar para que seja obrigado a provar em juízo as acusações que fez contra os donos do Instituto Royal.
Por Reinaldo Azevedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU