A EDUCAÇÃO DO TOCANTINS ESTÁ FALIDA
Escolas estaduais podem ter aulas interrompidas por corte de energia elétrica devido à falta de recursos, diz Sintet
De acordo com Sindicato, o repasse parcial de recursos pela Seduc estaria fazendo com que instituições de ensino corram o risco de ficar às escuras e sem aulasDa Redação
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque Rodrigues Santiago, afirmou ao CT que a Secretaria da Educação e Cultura (Seduc) estaria repassando parcialmente os recursos para a manutenção de escolas, fazendo com que instituições de ensino estaduais corram o risco de ficar sem fornecimento de energia elétrica.
Segundo o presidente do Sintet, a falta do repasse integral tem obrigado diretores de escolas a retirar recursos destinados a outras finalidades, como por exemplo, compra de material didático e merenda escolar. “Os gestores têm que dar um jeito, para que as escolas não fiquem as escuras e as aulas sejam interrompidas. E quem se recusa a fazer corre o risco de sofrer represália”, disse.
De acordo com o secretário escolar Drawlas Ribeiro, foi o que aconteceu com a diretora da Escola Estadual Izabel Costa, Moema Tolentino, em Conceição do Tocantins, na região Sudeste do Estado. “A diretora vinha conseguindo pagar a conta de energia com o apoio do Município, mas com o novo prefeito as coisas mudaram e quando o problema se agravou ela foi afastada da função”, afirmou.
Ainda conforme o secretário escolar, que também atua como diretor de Política Sindicais, na Regional do Sintet de Dianópolis, escolas estariam recebendo cerca de 20% de cada parcela prevista à manutenção destas instituições de ensino.
“De dez parcelas programadas as escolas receberam, parcialmente, somente duas. Para dar prosseguimento às atividades, os diretores têm que fazer malabarismos, muitas vezes tirando recursos de programas federais, uma prática que acaba prejudicando o avanço da qualidade de ensino”, afirmou.
A Seduc, respondeu por meia da assessoria, que foi realizado um levantamento das pendências no repasse de recursos e que todas serão solucionadas nos próximos dias. Também asssegurou que nenhuma das 520 escolas estaduais sofrerão interrupção no fornecimento de energia elétrica ou de água.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!