Farmacêuticos prescrevem remédios a partir de quarta, médicos são contra - A FARMÁCIA BIOVIDA DE PALMAS FAZ ISSO HÁ 20 ANOS!

Farmacêuticos prescrevem remédios a partir de quarta, médicos são contra 

Clique na foto para ampliar
Para Elyane, a medida traz mais seguridade aos usuários
Foto: Denis Matos/CP

O CFF (Conselho Federal de Farmácia) publicou resolução no DOU (Diário Oficial da União) de hoje prevendo que os farmacêuticos poderão prescrever remédios, mas apenas aqueles que não exigem receita médicas, além de plantas medicinais, drogas vegetais e fitoterápicos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que aguarda a publicação para recorrer, já que defende que qualquer medicamento só deva ser prescrito após consulta com um médico.
O CFM diz se basear na legislação que regulamenta a profissão do farmacêutico (decreto 85.878/81), que em nenhum momento coloca como atribuição desse profissional a prescrição de medicamentos.
De acordo com o presidente do CFF, Walter Jorge João, a resolução terá forte impacto na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos postos de saúde, uma vez que as prefeituras e os estados também poderão contratar farmacêuticos para o atendimento. “O profissional vai poder conversar com o paciente, prescrever, garantir o uso correto dos medicamentos, esclarecer sobre a posologia e reações adversas. A grande mudança é essa interação entre o farmacêutico e a sociedade”.
A farmacêutica e bioquímica de uma farmácia da Capital, Elayne Nunes Fontes, acredita que a medida garante melhor a seguridade do paciente, já que o farmacêutico pode garantir a dosagem correta de cada medicamento: “Poderemos esclarecer melhor ao paciente, no momento da compra, a dosagem correta, o uso feito no tempo correto. É mais seguridade aos usuários”, explica.
O CFM entende que apesar de aparentemente simples, uma dor de cabeça pode ser o sintoma de um problema mais grave, como um acidente vascular cerebral. Portanto, é mais seguro, então, que esse paciente seja atendido por um médico, e não por um profissional que pode conhecer tudo da composição química dos remédios, mas não foi preparado para diagnosticar doenças.
Clientes de farmácia dizem que sempre pedem “conselhos” aos farmacêuticos. Antônio Peres, 49 anos, diz que já conhece bem os remédios que toma. “As vezes não preciso ir ao posto de saúde pedir receita para um remédio que já tomo, o farmacêutico já sabe a dose”, conta.
Já Fernanda Gonçalves, 32, diz que muitos farmacêuticos recomendam apenas o que não exige prescrição. “Quando falamos de algum sintoma, muitas vezes o farmacêutico recomenda ir ao médico”, explica.
 

Fonte: Denis Matos - (www.capitalnews.com.br) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação