Coreia do Norte cancela encontro de famílias separadas pela guerra

indivíduos ao redor do mundo estão vivendo em paz e compartilhando isso com outros em suas vidas cotidianas."

Ásia

Coreia do Norte cancela encontro de famílias separadas pela guerra

Reunião entre parentes afastados pelo conflito iria acontecer na próxima semana. Regime norte-coreano culpou 'hostilidade' do Sul pela medida

Soldado norte-coreano vigia a divisa entre as duas Coréias, na cidade de Panmunjom
Soldado norte-coreano vigia a divisa entre as duas Coréias, na cidade de Panmunjom (AFP)
A Coreia do Norte cancelou de forma inesperada o retorno dos encontros entre as famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953). Em um acordo firmado no final de agosto, as duas Coreias haviam concordado em retomar as reuniões, suspensas desde 2010. Os encontros estavam marcados para voltar a acontecer a partir da próxima quarta-feira.

Leia também:
Após cinco meses, Coreias reabrem complexo industrial conjunto
ONU cobra ação internacional contra atrocidades da Coreia do Norte

O regime norte-coreano foi vago na explicação sobre o adiamento, acusando a Coreia do Sul de “hostilidade” nas relações com Pyongyang. "As reuniões estão canceladas até que exista um clima normal no qual possamos estabelecer o diálogo e as negociações”, detalhou o Comitê norte-coreano para a Reunificação Pacífica da Coreia em comunicado divulgado pela agência do regime comunista, KCNA.

A atitude de Pyongyang representa um passo atrás nas relações entre as Coreias, que pareciam passar por um bom momento depois que os governos dos dois países conseguiram finalmente entrar em um acordo sobre a reabertura do complexo industrial conjunto de Kaesong, reativado na semana passada.

Reuniões de família - Os encontros entre os parentes separados pela divisão da península coreana aconteceriam entre os dias 25 e 30 de setembro no Kumgang, situado em território norte-coreano e onde existe um projeto turístico conjunto das Coreias que está paralisado desde 2008. Uma lista das pessoas que participariam da reunião – 96 sul-coreanos e 100 norte-coreanos – já havia sido divulgada na semana passada. Desde o armistício que encerrou o conflito entre os dois países, as Coreias promoveram dezoito encontros entre famílias dos dois países. Cerca de 20 mil coreanos participaram dessas reuniões.

(Com agência EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU