As Máscaras da Infelicidade
As Máscaras da Infelicidade
Ensinamentos de Budha.
Glorificar o tapas fora de proporção simplesmente leva ao ego. "Eu fiz muitas orações. Eu fiz muita e muita meditação". Esse tipo de entendimento sobre si mesmo provoca o ego. Essa é a razão pela qual, imediatamente após tapas, Patanjali disse 'swadhayaya', que é auto-estudo.
Apenas veja, porque você está jejuando? É apenas para se exibir? Tem sido feito por competição com alguém? Há uma história. Dois homens estavam sentados e meditando, fazendo algum tapas. Eles eram vizinhos. Deus veio a um deles e pediu, "O que é que você quer?". O primeiro vizinho pediu a Deus, "Você vai dar algo para o meu vizinho também?" Deus disse, "Claro! Vocês dois começaram tapas no mesmo dia. Você começou uma hora antes. Eu vim primeiro a você. O que você quer?"
Deus foi para o outro homem e perguntou para ele, "O que você quer?" O segundo vizinho disse, "Espere um minuto. Você está vindo do meu vizinho?" Deus disse "Sim." Então o segundo vizinho pediu a ele, "O que você deu a ele?" Deus ficou em silêncio. O segundo vizinho disse, "Agora vamos, me diga o que ele pediu?" Deus hesitou por um minuto e disse, "Bem, ele pediu para ser dado duas vezes mais do que quer que você peça." O segundo vizinho disse, "Certo, então era isso que ele queria. Certo, você retira um olho meu e uma orelha. Eu vou ensinar-lhe uma lição. Ele está sempre em competição comigo. Agora vamos deixá-lo ter o dobro do que eu tenho." Esse tipo de tapas sem auto-estudo leva ao ego. Assim, imediatamente, quase simultaneamente, Patanjali disse 'swadhyaya'. Veja quais os motivos por trás das suas ações.
Freqüentemente você pratica coisas que você não quer realmente. Você quer coisas porque as outras as tem ou por causa do que as pessoas dirão ou acharam daquilo. Muitas vezes você não está claro em relação ao que você quer porque você não olha para dentro de você. Você é influenciado por desejos que passam rapidamente. Seu desejo não é nem mesmo o seu desejo. Você foi a algum lugar e comeu alguma coisa e todas essas comidas erradas, situações, companhias e tudo trouxe uma tempestade dentro de você e você começou a acreditar que a tempestade é o seu desejo.
Essa é a razão pela qual você não fica feliz quando os seus desejos são preenchidos ou o preenchimento dos seus desejos não duram muito tempo ou não têm charme por muito tempo. Eles se quebram facilmente ou você se pergunta o porque que você entrou nessa ou você começa a acreditar que você realmente queria aquilo e essa é a razão pela qual isso aconteceu.
Auto-estudo. Observando a si mesmo. Veja o que é o seu Ser. Você purificou o corpo, mas você é o seu corpo? Você fez a sua mente mais leve, mas você é a sua mente? Você é os pensamentos? Você é as emoções? Quem é você? Isso é auto-estudo. Isso leva você para cima para o Universo que é desconhecido para nós. Isso lhe leva a um degrau mais longe. Auto-estudo elimina a infelicidade e o sofrimento.
Buddha disse isso de forma tão bonita. Ele disse kaayanupaschana, observe o corpo. Isso é tapas. Vedanaanupaschana, observe as sensações no seu corpo. Chittanupaschana, observe a mente, as impressões na mente, os pensamentos na mente. Brahamaanupaschana, observe a sua natureza real. Observe o dharma, a natureza real que você é. Buddha disse que são quatro passos. Patanjali também disse o mesmo. yapahaswadhyayaishwarapranidhaant. Swadhyaya pode eliminar todas as impurezas mentais ou emocionais ou medos, e ishwarapranidhaant, o amor a Deus, rendição ao Senhor vai completar o processo.
>><< O Corpo está Dentro da Mente <
(Esse artigo é parte de uma série de notas de conhecimento baseadas no comentário de Sri Sri Ravi Shankar sobre o Yoga Sutras de Patanjali.
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