CORRUPÇÃO NA SECAD-LUCIFER MASCARENHAS TROCA SOFTWARE SERÁ QUE ELE VAI COLOCAR CHIP NOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS?

Secad troca software de consignação próprio por outro privado, Sisepe teme alta de juros e levanta suspeita: "Tem alguma coisa por trás"

Tem uma história aí que promete muito barulho em breve. O blog tem acompanhado há semanas o andamento nos bastidores, muito silenciosamente, contudo, traz o assunto a público agora porque o Sindicato dos Servidores do Tocantins (sisepe) está muito preocupado com a situação. A Secretaria Estadual de Administração (Secad) trocou o Sistema Integrado de Consignações (SiConsig), que gerava recursos para a pasta, por outro privado, chamado GRConsig, de um tal Instituto Brasilcidade (IBC). A troca, na verdade, diz o Sisepe, gera uma série de problemas para o servidor. Ainda mais que o sindicato oficiou a Secad, mas até agora não recebeu a cópia do contrato com o tal Brasilcidade. "Está muito estranho, a coisa é totalmente obscura", criticou o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro.

Deixa de faturar para pagar

O primeiro problema apontado por Pinheiro é que a Secad deixa de faturar para pagar pelo sistema de consignação. Isso porque o SiConsig foi desenvolvido em 2005 pela própria Secad, e é um software que se tornou referência no País. Além de ser uma tecnologia construída a custo zero, gerava lucro porque os bancos pagavam 1% sobre as operações contratadas pelos servidores. Esse dinheiro ia para o Fundo de Qualificação do Servidor Público, e era usado para financiar a Escola de Governo.

1% + taxas = mais juros para o servidor

O presidente do Sisepe disse que agora esse 1% vai para o tal IBC, que ainda cobra uma taxa de administração dos bancos - fontes das instituições financeiras dizem que essa taxa é bem salgada. A preocupação de Pinheiro é que esse aumento do custo operacional dos consignados não será absorvido pelos bancos. "Banco trabalha com lucro, por isso, estamos certos de que o banco vai cobrar essa taxa do servidor, com aumento de juros dos empréstimos", disse Pinheiro.

Monopólio do sistema financeiro de Palmas

Para o presidente do Sisepe, o problema pode não acabar por aí. Ele avalia que a contratação do tal IBC poderá gerar um monopólio do sistema financeiro de Palmas. Conforme o sindicalista, o instituto é um intermediário entre os bancos e os servidores. "O IBC vai indicar para o servidor o banco que pagar maior taxa de administração", previu Pinheiro.

Não recomenda

O Sisepe reclamou que nunca foi sequer procurado pela Secad ou qualquer outro representante do governo para ser informado sobre a troca do SiConsig pelo tal IBC. "Enviamos ofício para ter acesso ao contrato e nunca foi respondido. Tem coisa por trás disso, porque se não somos informados, não temos acesso a documentos, então, algo está errado", questionou Pinheiro. Dessa forma, ele disse ao blog que o Sisepe vai fazer uma recomendação aos servidores: "Enquanto não for bem explicado, vamos recomendar que os servidores não busquem consignados por esse novo sistema", avisou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação