Vice-presidente dos EUA quer agilizar emissão de visto para brasileiros
Brasília
Vice-presidente dos EUA quer agilizar emissão de visto para brasileiros
Joe Biden foi recebido pela presidente Dilma no Planalto nesta sexta-feira
Marcela Mattos, de Brasília
Além de Brasília, Biden visitou o Rio de Janeiro
(Victor R. Caivano/EFE)
“Já conversei com nosso embaixador para encontrarmos uma maneira de passar de doze semanas para dois ou três dias o tempo necessário para se obter um visto. Para isso, nós estamos dobrando o número de funcionários que temos à disposição nos consulados”, afirmou Biden. Há uma semana, a Câmara dos Deputados americana aprovou uma emenda ao orçamento de 2014 que interrompe a concessão de vistos permanentes para os brasileiros. Biden, porém, não comentou o assunto.
O vice-presidente americano afirmou que quer brasileiros nos Estados Unidos “não apenas para fazer compras”, mas para ver e entender os americanos. “Para que os brasileiros comecem a nos entender com nossos problemas, nossos defeitos. Nós também queremos que todos vejam o que está acontecendo. Esse intercâmbio vai fortalecer a nossa relação”, disse. Em seguida, elogiou o programa federal Ciência Sem Fronteiras. Atualmente, há 5.000 brasileiros estudando em 46 estados do país.
Leia também:
Radar: A carta de empresário brasileiros para Obama
Vice-presidente dos EUA visita favela pacificada no Rio
A questão energética também foi tratada durante a reunião entre Temer e Biden. O vice-presidente americano afirmou que o Brasil está à frente dos Estados Unidos na produção de energia limpa e ressaltou que tem interesse em firmar uma parceira entre as nações. “Vocês produzem 50% de sua energia a partir de fonte renovável. Queremos chegar a 20% do total na próxima década. Portanto, temos muito que aprender com vocês”, comparou. Biden, por outro lado, disse que o Brasil tem de aprender com os Estados Unidos sobre o gás de xisto, que permitiu uma redução considerável no custo da comercialização do gás natural.
Biden citou como exemplo de que o Brasil “emergiu” ações como a luta contra a fome no Haiti e o perdão da dívida africana. “Ainda precisa criar emprego, fazer crescer a economia e aumentar as oportunidades de segurança. Mas o mundo pode aprender muito a partir do êxito do Brasil”, ressaltou.
Pedidos –Temer, aproveitou o encontro para fazer dois pedidos ao governo americano: voltou a pedir uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas e o apoio para que a cidade de São Paulo seja escolhida para sediar a Expo 2020, um evento de mundial de negócios e turismo.
Antes da reunião com Temer, Biden esteve no Palácio do Planalto para uma visita de cortesia à Dilma. Em um encontro de cerca de uma hora e meia, no qual também participaram os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Antônio Patriota (Relações Exteriores), a presidente e Biden conversaram sobre a necessidade de aprofundar as relações nos setores da educação, do comércio e militar. O vice de Obama ainda fez um convite formal para Dilma visitar o país. A viagem está marcada para o dia 23 de outubro.
Biden chegou ao Brasil na última terça-feira e já passou pelo Rio de Janeiro. Ele retorna para os Estados Unidos ainda nesta tarde.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!