CNA diz que morte de índio é “tragédia anunciada”

CNA diz que morte de índio é “tragédia anunciada”

CNA diz que morte de índio é “tragédia anunciada”

Entidade que representa produtores rurais pede suspensão da demarcação de terras indígenas

Índios na fazenda Buriti no município de Sidrolândia, Mato Grosso do Sul
Agente da Polícia Federal observa índios em fazenda invadida. CNA classificou morte como "tragédia anunciada" (FuturaPress)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou nesta sexta-feira que a morte de um índio em uma ação de reintegração de posse de uma fazenda em Mato Grosso do Sul na quinta-feira foi “uma tragédia anunciada” por causa da política de confronto de entidades que afirmam representar os povos indígenas.
A nota, assinada pela presidente da entidade, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), lista a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), como algumas dessas entidades.
Leia também: Índios invadem mais uma fazenda em Mato Grosso do Sul
“Incentivam o antagonismo entre produtores rurais e índios, desservindo a ambos e ao país. Fazem dos índios, que dizem defender, massa de manobra de uma luta ideológica, que leva insegurança jurídica ao setor produtivo rural, responsável por 25% do PIB e há décadas sustentáculo da economia nacional”, diz o texto.
Classificando o episódio com ocorrido em Sidrolândia, como lamentável, a senadora também disse que é “injusto e desumano” que os índios “sirvam de instrumento a essas iniciativas hostis e ilegais, que desta vez produziram uma vítima fatal”.
A senadora também lembrou que os invasores desrespeitaram uma ordem judicial ao invadir a fazenda. A nota também pede que o governo federal suspenda todos os processos de demarcação de terras indígenas.
“A banalização da ilegalidade, que ignora a posse legítima da terra e promove invasões, depredações e agressões aos proprietarios rurais, não pode continuar, sob pena de novas tragédias”, finaliza a nota.
No final da manhã desta sexta-feira, um grupo de 100 índios voltou a invadir a fazenda Buriti, em Sidrolândia, palco da morte do índio na quinta-feira. A Polícia Federal afirma que só deve voltar a agir por meio de uma nova ordem de reintegração. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação