Vaticano transmitirá retirada do papa Bento 16 de helicóptero
Vaticano transmitirá retirada do papa Bento 16 de helicóptero
PUBLICIDADE
CARMEN POSTIGO
DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO
DA EFE, NA CIDADE DO VATICANO
A saída de Bento 16 em um helicóptero às 17h (13H de Brasília) do dia 28 de fevereiro, quando renunciará a seu pontificado, será um marco na história da Igreja por sua excepcionalidade e será retransmitida ao vivo por televisões do mundo todo.
O sinal será transmitido pelo Centro de Televisão do Vaticano, que fornecerá imagens únicas da mudança de Bento 16, ainda pontífice, para a residência de verão dos papas, em Castel Gandolfo, onde ainda poderá aparecer na janela do palácio para uma última saudação aos congregados antes da renúncia oficial, às 20h (16h de Brasília).
O diretor do Centro de Televisão do Vaticano, monsenhor Dario Edoardo Maria Viganò, garantiu que o momento "será um evento histórico".
Aos olhos de todos ficará a imagem inédita de um pontífice, vestido de branco e com seus sapatos vermelhos (cores que representam a pureza e a caridade respectivamente) que abandona o centro da cristandade e o Trono de Pedro a bordo de um helicóptero.
O Centro de Televisão do Vaticano se encarregará da realização das imagens, que correrão o mundo, documentando os lugares e momentos da escolha do novo pontífice.
Desde a entrada dos 117 cardeais no conclave na Capela Sistina até a fumaça branca que anunciará o "habemus papam", tudo será transmitido pelo centro televisivo vaticano.
A cobertura do Conclave começará com a chegada dos cardeais à Sala Paulo 6º para as reuniões preparatórias, depois com a missa "pró eligendo pontífice" com a qual será aberta oficialmente a eleição do novo papa e, finalmente, com a entrada dos clérigos na Capela Sistina.
Durante os trabalhos dos cardeais no conclave, que são secretos, as 21 câmeras fixas situadas na basílica de São Pedro vão captar todas as "fumaças" até a decisiva "fumaça" branca. Depois, será oferecida a primeira bênção do novo papa aos fiéis no Vaticano, e a missa de inauguração do pontificado.
Para esta cobertura, 26 câmeras estarão dispostas pelo Vaticano para captar os momentos históricos, explicou o diretor, durante a apresentação do ensaio "O Vaticano 2º e a Comunicação" em Roma.
As imagens serão difundidas em alta definição para as televisões interessadas através de conexão terrestre e via satélite, para as principais agências de notícias internacionais e para as maiores redes de radiodifusão italianas e estrangeiras.
PAPA
Enquanto os meios de comunicação nacionais e estrangeiros se preparam para cobrir o acontecimento, o papa que se encontra em exercício espiritual até o próximo sábado, quando pronunciará seu último Angelus no domingo, na janela do seu apartamento no Palácio Apostólico.
No dia 27, Bento 16 presidirá sua última missa, que será realizada na Praça de São Pedro, na qual se despedirá pela ultima vez de seus fiéis. No dia seguinte, sairá em um helicóptero da residência dos papas e deixará de ser pontífice.
Joseph Ratzinger trocará a batina branca por uma vestimenta negra. Na cabeça levará uma simples boina, segundo analistas italianos.
Ratzinger ficará na residência de Castel Gandolfo por pelo menos dois meses, até que sejam concluídas as obras do mosteiro Mater Ecclesiae e também para evitar encontros com os cardeais do conclave, hospedados na vizinha casa de Santa Marta.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!