Eduardo Siqueira confirma que buscará outro deputado para substituir Dertins em secretaria


Eduardo Siqueira confirma que buscará outro deputado para substituir Dertins em secretaria

Segundo ele, articulação entre Poderes será melhor exercida se feita por um deputado
Patrícia Saturno
Da Redação

O secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, confirmou nesta quarta-feira, 27, que o cargo de secretário extraordinário para a Coordenação das Políticas Públicas deverá ser ocupado por outro deputado estadual, já que Eduardo do Dertins (PPS) declinou do convite após nomeado, para não perder o comando do PPS no Tocantins.

“Nós vamos buscar dentro da própria Assembleia porque, no meu entendimento, a articulação entre o governo do Estado e a Assembleia, será melhor exercida se feita por um deputado estadual”, disse Eduardo Siqueira.

Eduardo do Dertins foi nomeado, inclusive com publicação no Diário Oficial do Estado, mas anunciou nesta quarta-feira, que não vai assumir o cargo após o deputado estadual Sargento Aragão (PPS) resgatar um documento da direção nacional da legenda que determina que, quando um presidente do partido, em qualquer nível, assume um cargo num governo, deve, obrigatoriamente, se afastar do comando da sigla. Segundo Eduardo Siqueira, Dertins explicou os motivos de sua decisão e agradeceu o convite de Siqueira Campos (PSDB) para compor o governo. “O governador entendeu perfeitamente”, disse o secretário.

Sobre os critérios para definir quem pode vir a assumir a função, Eduardo disse que “importa pouco qual o partido” ao qual o parlamentar pertença para vir a ocupar o cargo. Diante do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), que estava presente no Palácio Araguaia para reunião institucional entre prefeitura e Estado, Eduardo usou uma escolha do prefeito para exemplificar sua fala: “ O prefeito acabou de escolher para ser líder [na Câmara] um vereador que não foi eleito na base dele. O que o prefeito quer é governabilidade e o governo [do Estado] não é diferente. Nós todos precisamos de governabilidade, de um tratamento republicano e respeitoso, no nosso caso com a Assembleia”, defendeu.

Questionado se poderia vir a convidar outro integrante do PPS para substituir Dertins no cargo, Eduardo disse que vai desenvolver os contatos pessoalmente com os parlamentares e garantiu que a definição não será “por grupo partidário”. Mais uma vez, ele negou que haja interesses partidários na composição do governo. “Eu acho que ninguém chegou a integrar o primeiro escalão do nosso governo por indicação partidária. Foi uma opção que o governador feito tecnicamente sobre os nomes”, reafirmou.

Eduardo ainda disse: “O governador me delegou essa missão e eu vou conversar ainda com outros integrantes da assembleia. Não necessariamente, mas prioritariamente, eu gostaria muito de ter um deputado estadual cuidando dessas  relações e coordenando as políticas públicas ao longo dos 139 municípios".

Bastidores
Na prática, esta declaração do secretário mantém acesa a esperança do suplente peemedebista Ricardo Ayres de assumir uma vaga no Parlamento, o que seria um dos panos de fundo dessa articulação para afastamento de um deputado da Assembleia, sendo abrigado pelo Executivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU