Após manifestação, com vaias de servidores ao prefeito, secretários se reúnem com Sisemp nesta quarta


Após manifestação, com vaias de servidores ao prefeito, secretários se reúnem com Sisemp nesta quarta

Entidade cobra cumprimento de lei que prevê reajuste a servidores a partir deste mês
Patrícia Saturno
Da Redação

Representantes dos servidores públicos municipais se reunirão nesta quarta-feira, 6, com os secretários de Planejamento e Gestão, Adir Gentil, e de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino, para discutir o cumprimento de lei que prevê reajustes salariais às categorias. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Palmas (Sisemp), Carlos Augusto Melo de Oliveira, informou nesta manhã que a reunião foi agendada após a mobilização realizada pelos servidores nessa terça-feira, 5, durante a visita do prefeito Carlos Amastha (PP) à Câmara Municipal, para a abertura dos trabalhos legislativos de 2013.

Foto: Divulgação

Servidores da prefeitura lotam dependencias da Câmara durante abertura dos trabalhos 


Insatisfeitos com o fato de o prefeito não ter concedido os aumentos previstos desde o ano passado para serem pagos a partir de janeiro, os servidores vaiaram o prefeito durante o seu discurso, interrompendo a fala de Amastha em alguns momentos. “Não foi um ato incitado pelo sindicato, mas nós não podemos também impedir o servidor de manifestar sua decepção e insatisfação”, disse Oliveira sobre o ocorrido. Segundo ele, foi após esta mobilização que o prefeito chamou o sindicato para uma conversa ainda na Câmara e agendou para esta quarta a reunião com os secretários.

Segundo o sindicalista, a intenção do sindicato em comparecer à Câmara nessa primeira sessão era justamente mostrar “a insatisfação com o prefeito atual por não estar cumprindo a lei aprovada em maio do ano passado”. Esta lei, segundo ele, resultou de uma negociação entre a gestão e os servidores, levando em conta a defasagem salarial que categorias como a saúde e o quadro geral enfrentam.

Ainda segundo ele, Amastha argumenta que trata-se de uma lei aprovada de forma irresponsável pela gestão de Raul Filho (PT). O sindicalista rebate: “Não foi uma lei aprovada às escuras, em fim de mandato ou em meio a campanha eleitoral. A gestão passada deixou tudo acertado, com previsão orçamentária e tudo certo quanto à análise do impacto na folha”, declarou. E acrescentou: “Se ele for pensar assim, eu acho que irresponsável é a atitude dele. A primeira atitude dele foi pegar o primeiro e o segundo escalão e aumentar 32% os salários. Pra você ter uma ideia, o salário de secretário passou de R$ 9 mil para R$ 15 mil e aí ele não disse que o município tinha ou não tinha recursos”, criticou.

Ainda de acordo com Oliveira, a lei a que se refere beneficia cerca de 400 servidores de nível fundamental e médio. “O servidor está chateado. É natural que esteja”, disse. Até o momento, a diretoria executiva do sindicato está focada em resolver o impasse por meio de diálogo e ainda não pensa em paralisações ou greve. “Caso não haja acordo, nós vamos chamar os servidores para que decidam, em assembleia, o que fazer”, comentou.

Repercussão
O presidente do Partido Verde (PV) e deputado estadual, Marcelo Lelis (PV), que disputou com Amastha a prefeitura de Palmas em outubro, emitiu nota em apoio aos servidores públicos. No texto, ele afirma que o PV “apoia de forma irrestrita os servidores por entender que a luta é justa e legítima visto que são direitos adquiridos e arduamente conquistados em Lei”.

“É válido lembrar que a Lei Nº 1884/12 que dispõe sobre a alteração das tabelas dos vencimentos-base para servidores do Quadro Geral e da Saúde, com o percentual de 3%, bem como o aumento salarial para os servidores da Educação no percentual de 24 % foram estabelecidos em Leis aprovadas pela Câmara de Vereadores, sancionadas pelo Executivo Municipal e ainda publicadas no Diário Oficial do município, devendo portanto entrar em vigor no início deste ano”, defende o parlamentar.

Ele ainda afirma que os direitos adquiridos pelos servidores devem ser cumpridos e coloca seu mandato “à disposição para agregar forças nessa causa”. “Na oportunidade, parabeniza os vereadores Joaquim Maia (PV), Lúcio Campelo (PR) e Iratã Abreu (PSD) pelo posicionamento na Câmara Municipal em defesa e apoio aos servidores públicos municipais”, diz a nota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU