moda que elas amam e eles odeiam
A moda que elas amam e eles odeiam
As calças com estampas exageradas prometem ser a tendência do verão. Elas são mais uma peça do novo guarda-roupa feminino: feito sob medida para não agradar aos homens
De uma hora para outra, fashionistas russas, brasileiras, americanas e europeias passaram a bater pernas do mesmo jeito: envoltas, dos tornozelos à cintura, com flores enormes, cores berrantes e figuras étnicas. As calças estampadas, ou print pants, como são conhecidas lá fora, vestem com frequência Kristen Stewart, Jessica Alba, Carolina Dieckmann e Flavia Alessandra — e, claro, as blogueiras de moda de todos os cantos. Quando roupa vira fenômeno entre as celebridades, pouco importa se não é bonita ou veste mal, o efeito de multiplicação fashion é praticamente instantâneo. Nos últimos meses, a tendência deixou de ser algo só das capas de revista e editoriais de moda. As calças estampadas são a grande aposta do próximo verão, segundo Denise Morais, consultora de moda do Senac. A peça já faz parte do dia a dia. Está nas ruas e também nas prateleiras de lojas populares, que imitam os modelos desfilados incansavelmente durante as semanas de moda de verão na Europa.
A estamparia exagerada já marcava havia algum tempo os circuitos de moda europeus. Miuccia Prada, a estilista da famosa marca italiana, é um dos principais nomes por trás da tendência. Aos poucos, ela foi concentrando suas estampas na parte de baixo da vestimenta. Os últimos desfiles de Miuccia inspiraram comentários curiosos de seu colega de profissão Giorgio Armani. Em meio ao turbilhão de estampas florais e geométricas, Armani disse que a Prada é responsável por transformar em chique o mau gosto. “Às vezes, suas roupas são feias”, disse ele sobre a grife. Mas há também exemplares masculinos que se entusiasmaram com a tendência – e resolveram até vesti-la. É o caso do estilista Thomaz Azulay. “Cheguei de viagem na semana passada e trouxe comigo mais duas calças com estampa”, diz Azulay, dono de outras 15 peças do gênero.
Azulay é exceção. Fora do mundo da moda, são poucos os homens que veem beleza em roupas espalhafatosas – seja neles ou nelas. “O corpo da mulher fica muito estranho nessas calças”, diz Ueslei Santos, de 23 anos, que trabalha numa produtora de filmes publicitários em São Paulo onde topa, vez ou outra, com mulheres que aderiram ao modismo. “Elas ficam parecendo árvores de Natal, diz Santos.” Talvez, o motivo da rejeição por esse tipo de roupa é que ela contraria o ideal masculino de feminilidade: essas peças não deixam o corpo sensual. São exageradas e feitas com alfaiataria masculina. “Os homens gostam essencialmente de vestidos e de roupas que valorizam as curvas da mulher”, afirma Denise Morais, do Senac.
saiba mais
As mulheres parecem não ligar para a opinião masculina – pelo menos no quesito roupa. “Meu marido não acha normal a forma como me visto”, diz Yasmine Sterea, de 26 anos, editora de moda da Vogue Brasil, acostumada a misturar estampas e texturas a suas calças cheias de detalhes. “Mesmo assim, não mudo minha maneira de vestir. Tenho muitas calças estampadas.” A postura de Yasmine é a mesma adotada por Miuccia Prada e, antes dela, nos anos 20, por Coco Chanel: as mulheres não ligam mais para o que as torna desejáveis diante dos homens; consideram somente o que as tornam desejáveis para si mesmas. O cenário contemporâneo vai ainda mais além. Agora, pouco importa inclusive aquilo que eles abominam. Para elas, tanto faz. Podem abrir mão do parceiro, mas não de seu estilo próprio.
Foi essa mesma motivação que levou a nova-iorquina Leandra Medine, de 23 anos, a criar o blogMan Repeller (ou “Repelente de Homens”), há dois anos. Ela pensou no nome enquanto fazia compras numa loja de roupas moderninhas, dessas que vendem tênis enormes com saltos acoplados, looks todinhos feitos de jeans (total-denim) – e, claro, calças estampadas. Leandra posta fotos de sobreposições de roupas, composições inusitadas e peças não exatamente atraentes para os homens. E coleciona fãs: só na página de Facebook do Man Repeller, são quase 60 mil curtidas, especialmente de fãs do público feminino. Até no dia do casamento Leandra ousou: se casou em junho usando jaqueta de couro branca por cima do vestido. Não há notícias de que o noivo tenha abandonado o altar.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!