Colorado e Washington legalizam uso da maconha através de referendos


Colorado e Washington legalizam uso da maconha através de referendos

Nas duas regiões, a posse de até 28 gramas de maconha será legalizada para maiores de 21 anos. Eleitores de Maine, Maryland e Washington também deram sinal verde ao casamento entre pessoas do mesmo sexo

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
Colorado e Washington são os primeiros estados dos Estados Unidos a descriminalizar o consumo recreativo da maconha, uma medida que foi aprovada através dos 178 referendos - divididos em 38 estados e mais o Distrito de Columbia - realizados em paralelo às eleições em que Barack Obama se reelegeu presidente do país.
A proposta adotada no Colorado e Washington contraria as leis federais que consideram a maconha como uma droga ilegal. No Colorado, com mais de 50% das urnas apuradas, 52,7% dos votos foram a favor da medida. Já em Washington, onde a campanha do sim arrecadou o equivalente a R$ 12 milhões, passou com 55% dos votos, conforme reportagem da Folha de São Paulo. Em Oregon, um referendo similar não foi aprovado pela população.
Em ambas regiões, a posse de até 28 gramas de maconha será legalizada para maiores de 21 anos. Também serão permitidas a venda e taxação da droga em lojas licenciadas pelos Estados, num sistema parecido com controle de bebidas alcoólicas. A legalização da maconha deve acontecer em 30 dias, e a abertura de lojas só deve ocorrer em 2014, com possível interferência do governo federal. 
Casamento gay
Foliões comemoram resultado de referendo que autoriza casamento gay em Washington (Foto: AP Photo/Ted S. Warren)
Os eleitores de Maine, Maryland e Washington deram sinal verde ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto Minnesota não aprovou uma proposta de reforma da Constituição para definir o casamento como uma união restrita a um homem e uma mulher.
O apoio aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo nas urnas se mostrou significativo nestas eleições, já que, até o momento, a maioria da população tinha se negado a autorizar essas uniões em quase todas as consultas anteriores. Neste aspecto, os avanços no tema tinham sido alcançados via judicial e parlamentar.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo já era legal nos Estados Unidos em Connecticut, Iowa, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Washington, assim como no Distrito de Columbia, enquanto outros cinco estados permitem apenas uniões civis. No entanto, a medida não é um direito reconhecido pelo governo federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada