Rússia diz que avião sírio levava equipamentos de radar


Diplomacia

Rússia diz que avião sírio levava equipamentos de radar

"Nós não temos segredos", ressaltou o ministro Sergei Lavrov, em resposta à declaração turca de que aeronave levava munição encomendada pela Síria

Soldados turcos patrulham fronteira com a Síria
Soldados turcos patrulham fronteira com a Síria (Osman Orsal/Reuters)
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira que o avião sírio interceptado pela Turquia há dois dias não carregava armas, mas sim um carregamento legal de equipamentos para instalação de radar. “Nós não temos segredos”, disse o ministro a jornalistas. “Não havia, é claro, armas no avião e não poderia haver. O que havia era um carregamento que um fornecedor legal da Rússia estava enviando de forma legal para um comprador legal”.
Ontem, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a aeronave, que voava de Moscou para Damasco, transportava munição de fabricação russa destinada ao governo da Síria. Autoridades russas e sírias negaram que o avião estivesse carregando material ilegal.
A aeronave, que levava cerca de 30 passageiros, sendo 17 cidadãos russos, foi escoltada por caças turcos até o aeroporto de Ancara, na quarta-feira. O avião e seus passageiros puderam seguir viagem depois de uma inspeção – parte da carga foi apreendida. Autoridades turcas não deram detalhes sobre o material confiscado, dizendo que ele está sob investigação.
Rússia e Síria reagiram à interceptação acusando o governo turco de ter colocado em risco a vida das pessoas que estavam a bordo do avião – acusação que foi rejeitada pelas autoridades da Turquia. A Síria acusou a Turquia de mentir sobre o carregamento de armas para justificar seu comportamento hostil.
A interceptação do Airbus A-320 da companhia Syrian Air agravou as tensões entre Síria e Turquia. Desde a semana passada, o governo turco tem reagido de forma cada vez mais incisiva aos ataques a seu território originados na Síria. No último dia 3, um ataque sírio deixoucinco turcos mortos.

Aviões - 
A Turquia enviou dois aviões de combate para a fronteira com a Síria hoje, após um helicóptero do exército de Bashar Assad bombardear a cidade síria de Azmarin, que fica na fronteira entre os dois países e vem sendo palco de conflitos por ser um reduto das forças rebeldes. 
(Com agência Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU