Ásia Japão quer solução pacífica em disputa de ilhas com China Os dois países vivem tensão desde que japoneses nacionalizaram ilhotas


19/10/2012 - 13:53

Ásia

Japão quer solução pacífica em disputa de ilhas com China 

Os dois países vivem tensão desde que japoneses nacionalizaram ilhotas

"Devemos intensificar o diálogo nas relações sino-japonesas", disse o ministro japonês das Relações Exteriores, Koichiro Gemba
"Devemos intensificar o diálogo nas relações sino-japonesas", disse o ministro japonês das Relações Exteriores, Koichiro Gemba (Charles Platiau/Reuters)
O ministro japonês das Relações Exteriores, Koichiro Gemba, afirmou nesta sexta-feira que sua intenção é buscar uma solução pacífica para o conflito que seu país enfrenta com a China pelasilhas Senkaku/Diaoyu. Os dois países, que disputam a soberania das ilhas, têm se provocado com manobras militares na região.

"O que quero dizer é que aspiramos a uma solução pacífica baseada no direito internacional", afirmou durante uma entrevista coletiva concedida em Berlim, na Alemanha. "Devemos intensificar o diálogo nas relações sino-japonesas", acrescentou o ministro.
Koichiro Gemba explicou que Tóquio não deseja uma escalada na tensão com Pequim depois da nacionalização que o Japão fez, no início de setembro, das ilhas Senkaku. Situadas no Mar da China Oriental, as ilhas são administradas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim sob o nome de Diaoyu.
Situado 200 quilômetros a nordeste de Taiwan e 400 quiloômetros a oeste de Okinawa, no sul do Japão, o território é desabitado, mas fica em uma área rica em pesca e possivelmente sobre uma reserva de gás natural.

Entenda como ilhotas colocaram a China contra o Japão

A soberania de oito ilhas rochosas provocou crise diplomática entre dois fortes parceiros comerciais e desatou uma onda de protestos anti-Japão em cidades chinesas.

1 de 7

Qual é o contexto histórico da disputa?

Barco japonês navega na região das ilhas Senkaku, disputadas por Japão, China e Taiwan
A disputa pelas ilhas data de 1895. Segundo o Japão, nessa época a China cedeu o território ao perder a guerra sino-japonesa. A China diz que o Japão tomou ilegalmente o território ao forçar a dinastia Qing a assinar o Tratado de Shimonoseki. Durante a II Guerra Mundial, os Estados Unidos administraram as ilhas, mas as devolveram ao Japão em seguida. A China diz ter recuperado a soberania das ilhas após o conflito com a Proclamação de Potsdam, de 1945, mas o Japão diz que elas não estavam incluídas em um acordo posterior, o Tratado de Paz de San Francisco, de 1951. Em 1971, tanto China como Taiwan declararam soberania sobre as ilhas e, desde então, a questão virou um entrave diplomático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação