Tocantinópolis assolada por Fabion faz 154 anos


Entre teus despenhadeiros
Sob os lençóis espumantes
Zombando dos garimpeiros
Ocultam-se os diamantes.
Palavras poéticas do sábio mestre Manoel de Souza Lima, para o esplendor de beleza diamantina que outrora foi Tocantinópolis, tendo ainda intacta algumas e raras paisagens de sua história.
Os antigos casarões, principalmente os da Avenida Nossa Senhora de Fátima que foram negociados pelo bispo Dom Aloisio Hilário de Pinho que não ousou respeitar a memória histórica de Boa Vista do Padre João, e outros administradores que destruíram a capela da santíssima trindade para construir o cais.
Como disse Aldenora Correia: Tocantinópolis precisava exibir a seus filhos o seu registro civil ou sua certidão de batismo já no amadurecer da vida como personagem que nasceu e cresceu altiva e exuberante num leito panorâmico abençoado por Deus.
Hoje entre teus despenhadeiros sob lençóis da química mesquinhez, os políticos em sua acidez, zombam do povo inteiro. Hoje sob a atual administração de Fabion Gomes ocultam-se ignorância e palidez históricas.
Em 28 de Julho de 1.858 Boa vista do Padre João foi elevada à categoria de cidade pela lei provincial número 02 reconhecendo-se como seu fundador o bravo e abnegado Pedro José Cipriano. Por lei que entrou em vigor a 1º de Janeiro de 1.943, estabelecendo a redivisão territorial do estado, recebeu a denominação de Tocantinópolis, obedecendo ao critério do governo federal que proibia no país dois topônimos iguais. A sugestão do novo nome foi de autoria do então prefeito Antonio Gomes Pereira
Um dos maiores prefeitos, mais popular e benéfico foi Francisco da Silva Queiroz, o Chico Queiroz que teve grande projeção política e empatia com o povo. Ele governou por três mandatos, e foi o administrador com maior longevidade. O único monumento histórico existente na cidade foi obra de Chico Queiroz, o mercado municipal, que abriga história viva de Tocantinópolis. Sob o comando do antigo PSD, hoje PMDB, o partido que mais contribuiu para o engrandecimento de Tocantinópolis e sua gente e que agora pode resgatar a dignidade de sua gente boa-vistense com Mardônio Queiroz que está na dianteira das pesquisas para ganhar a eleição para prefeito nessa eleição histórica em que concorre. Mardônio sendo legítimo herdeiro político de um dos maiores líderes de Tocantinópolis pode agora se houver humildade do católico Antenor Queiroz e sua gente que muito contribui para o progresso da cidade.
Tocantinópolis sofre com o coronelismo da família Gomes há trinta anos, onde o seus integrantes que detém o poder esbanjam arrogância e riqueza material e nenhuma afinidade para o engrandecimento econômico e administrativo da cidade. Onde os jovens aprendem a ser alcóolatras e desempregados e o povo padece com falta de saúde e cuidados.
Parabéns, Boa Vista do Padre João! Está na hora de resgatar a tua história e devolver a dignidade dos teus filhos!
Antônio Guimarães

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação