A Rio +20 e A Teoria da Sustentabilidade Social I

A Rio +20 e A Teoria da Sustentabilidade Social I

2012-05-20 19:40
A Rio +20 e A Teoria
da Sustentabilidade Social I
São Paulo, 25 de Maio de 2012 Escrito por Léo Villaverde
 
 
 
Consciência Ecológica + Consciência Familista 
= Equilíbrio da Ordem nos Mundos Natural e Social
 
 
O despertar da consciência ecológica da humanidade começou nos anos 60 e veio se intensificando até o momento atual, no qual  os povos, através das ONGs, e os governos, através da política ambiental, assumiram a responsabilidade de deter a destruição do meio ambiente.  Nesse sentido contribuíram muito as pesquisas e o trabalho do Al Gore, ex–vice–presidente dos Estados Unidos que ganhou um Prêmio Nobel pela conferência e livro homônimo Uma Verdade Inconviniente. Desse modo, o nível de desenvolvimento e avanço da consciência ecológica atual nos dá esperança de que, embora ainda tenhamos alguns frutos ruins a colher, a humanidade conseguirá deter a devastação e ajudar o planeta a se auto–reequilibrar.
 
          Quanto ao desenvolvimento e ao avanço da consciência ecológica o Brasil desempenhou um importante papel ao sediar a Eco–92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.  A Eco–92, ocorrida durante o governo Fernando Collor de Melo, antecedeu e superou a Conferência de Estocolmo de 1972, e foi a primeira conferência da ONU de nível global que teve um impacto global e despertou o mundo para as graves ameaças que pairam sobre o planeta.
 
          A Eco–92 foi além do mero ambientalismo, uma vez que ainda estava sob a influência e a inspiração do chamado espírito constituinte, a onda de otimismo semeada no país pela Assembléia Nacional Constituinte, a assembléia que elaborou a mais moderna Constituição do mundo, em termos sociais.
 
          Paralelamente à Eco–92 foi organizado e posto em funcionamento o Fórum Social Global, que introduziu o sócio–ambientalismo, a idéia de que as preocupações dos governos e dos povos da Terra não deriam focar apenas o meio ambiente natural, mas também, e principalmente, o meio social. A proposta socioambientalista não nasceu no Fórum Social Global, mas foi a pioneira defesa sistemática do socioambientalismo, uma idéia que influenciou o mundo, e particularmente o Brasil, que saiu na frente na defesa e do socioambientalismo.
 
            Não obstante o importante papel exercido pelo Fórum Social Global, os ecologistas e sociólogos que apresentaram e defenderam o socioambientalismo, não apreenderam em toda amplitude e profundidade o significado do socioambientalismo, mantendo a discussão no plano superficial das necessidades externas, tais a educação cultural e técnica como base da justiça social, da distribuição de renda, da melhoria da qualidade de vida, etc. As questões da preservação da família natural e da educação de valores, exigências fundamentais para um verdadeiro socioambientalismo, não foram sequer abordadas pelo Fórum Social Global.. Desse modo, o socioambientalismo não foi teorizado — e nem compreendido — adequadamente. Preencher a lacuna teórica deixada pelas discussões socioambientais da Eco–92 e do Fórum Social Global é o obketivo deste textointrodutório aos estudo do familismo,
 
            Uma vez estabelecida e garantida o avanço da consciência ecológica nos anos 60, o problema que enfocaremos aqui é a consciência familista, pois dois mundos convivem e coexistem simultaneamente no planeta Terra: o mundo natural e o mundo social, o mundo dos seres humanos. Ora, de que servirá ao homem salvar o mundo natural, se o mundo social — o ambiente social em que vivemos — se desintegrar?
 
            O objetivo deste artigo ampliar o conceito do socioambientalismo, bordando — talvez, pela primeira vez — o conceito de sustentabilidade social em seu sentido teórico mais amplo e profundo, bem como sua interconexão e interdependência com o conceito de sustentabilidade natural.
 
 
Princípios Fundamentais da Ordem do Mundo Natural
 
 
No século XVIII, época da Revolução Insdustrial, a população mundial somava cerca de 2 bilhões de pessoas. A tecnologia era basicamente movida a água, vapor e ar (moinhos). Assim, o poder destrutivo do homem era limitado ao poder de seus músculos e de sua tecnologia. No século XXI o avanço tecnológico aumentou o poder destrutivo do homem em 700% e o consumo cresceu 200%. O aumento do poder poluidor da matriz energética formada pelo petróleo, o carvão mineral e o gás natural ameaçavam o sobrevivência da espécie humana sobre a Terra. E foi então que o homem despertou para o problema ecológico. Percebeu que a destruição do mundo natural o levaria à extinção. E a ciência realizou estudos que fortaleceram a consciência ecológica, estimulando as tecnologias suaves, a reciclagem e a matriz energética limpa (hidroelétrica, eólica e biomassa). A ecologia descobriu que para preservar o mundo natural era imprescindível estabelecer, na lei e na prática, os dois principios fundamentais da sustentabilidade no mundo natural: 1. a conservação do estado natural; e 2. a prática da reciclagem. E os povos exigiram e os governos criaram leis de conservação natural, de reciclagem e a lei da educação ambiental  para democratizar e perpetuar a consciência e a educação ecológica. E quanto ao mundo social? O que os povos e os governos estão fazendo?
 
 
Princípios fundamentais da Ordem do Mundo Social
 
Sabe–se que o problema ecológico não está na natureza, mas no homem; na ignorância, no egoísmo e na ganância dos homens. Portanto, defender a natureza significa educar o homem em suas relações no mundo social e no mundo social? Assim como a ordem e a defesa do mundo natural está baseada em dois princípios (conservação do estado natural e reciclagem), também a ordem e a defesa do mundo social está baseada em  dois princípios: 1. a conservação da família natural (homem–mulher–filhos; e 2. a educação de valores (transmissão contínua dos valores universais da família), os quais são os fatores determinantes da ordem social. A família natural é a escola primeira da afetividade (parental, conjugal, fraternal e filial), e a escola primeira da educação de valores; é o ninho humano biológico e perpétuo e a célula–mãe das sociedades. Uma célula–mãe pervertida, ou moralmente enferma, dará origem a outras células–filhas igualmente pervertidas e moralmente enfermas. Assim, a família natural está na origem da ordem ou do caos social. A família pode ser a escola da verdade ou da mentira, do amor ou do ódio, do cidadão ou do sociopata, da paz ou do conflito social. Desse modo, a defesa da família natural é a defesa dos alicerce da própria sociedade. É a defesa da família natural que dá sentido à causa ecológica, pois o mundo natural é a base objetiva da existência do mundo social (subjetivo). Portanto, necessitamos de uma lei de educação ambiental também necessitamos de uma lei de defesa da família natural e de uma lei da educação de valores. É isso, ou o caos social e a desintegração da sociedade brasileira.
 
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