A RARA LIDERANÇA DE JOÃO RIBEIRO


Política

Faltando 25 dias para as convenções, João Ribeiro vem aí por fim ao vácuo criado pela sua ausência

O vácuo deixado no cenário político tocantinense nos últimos 40 dias em que duraram não só o silêncio, mas a agonia de um dos mais importantes senadores que o Tocantins tem, está prestes a terminar.
Roberta Tum 
Sherlynton RibeiroSenador João Ribeiro volta à cena para enfrentar turbilhão de fatos e boatos criados em torno da pré-candidatura da filha
Senador João Ribeiro volta à cena para enfrentar turbilhão de fatos e boatos criados em torno da pré-candidatura da filha
João Ribeiro deixou São Paulo na noite desta segunda-feira, 4, preparado psicologicamente para enfrentar a doença que o aflige. Rara, grave na medida que reduz as defesas do organismo, a Síndrome Mielodisplásica tem tratamento e vai exigir do senador uma nova etapa de cuidados redobrados com a Saúde.
Aliviado em receber o diagnóstico e as informações de como se tratar, o senador retornou à Brasília, de onde deve vir à Palmas nos próximos dias enfrentar o turbilhão de fatos e boatos criados em torno da pré-candidatura da filha, deputada Luana Ribeiro(PR), à prefeitura de Palmas.
O bombardeio sofrido nos últimos dias, foi grande. E partiu basicamente do front que era para ser de amigos de João Ribeiro.
A tentativa de exclusão do nome da filha do senador do grupo de sustentação do prefeito Raul Filho, auto anunciado oposição ao governo do Estado, aconteceu justamente no período em que seu pai estava impossibilitado de enfrentar o debate político.
Talvez a melhor definição para o que aconteceu tenha sido sintetizada pelo vereador Lúcio Campelo, do PR da capital. Faltou maturidade ao grupo que se juntou para excluir Luana.
Como entender que partidos aliados da base da presidenta Dilma, excluam o PR de uma composição?
Como compreender que uma gestão que tem recebido apoio consistente, frequente e declarado do presidente do PR na destinação de recursos às suas obras e ações, exclua da sua base a pretensão legítima de uma deputada estadual que vem se posicionado - inclusive na Assembléia, em votações polêmicas - como aliada?
Os ataques mais virulentos sofridos pela deputada Luana em sua pretensão declarada de disputar a prefeitura de Palmas ocorreram no vácuo da ausência de João Ribeiro, que agora, terá a chance de dar respostas.
Pelo que venho observando nos últimos anos, não faz parte do estilo do senador gerar factoides em sites e jornais.
A resposta de João Ribeiro, podem esperar os desavisados, será política. O que não lhe faltou, nestes últimos dias de dor e incerteza, divididos pela esposa, Cínthia e amenizados pela presença do pequeno João Antônio, certamente foi tempo para pensar.
Depois de tanto oferecer e tão pouco receber – pelo menos até agora – em contrapartida pelo posicionamento claro assumido nos últimos meses diante do grupo de “oposição”, o João que volta ao Tocantins neste final de semana me parece estar mais livre do que nunca.
Presidente do PR, aliado do Planalto, amigo respeitado de um grande número de prefeitos, com um legado político forte também na capital, João Ribeiro vem aí.
Para decidir, agir, compor, recompor e quem sabe relembrar aos navegantes uma velha máxima observada por poucos: “na vida e na política, mais valor tem quem sabe preservar os verdadeiros laços de amizade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU