Europeus questionam parceria com EU mas querem manter euro


Europeus questionam parceria com EU mas querem manter euro

29/5/2012 10:10,  Por Redação, com Reuters – de Bruxelas
europa
Em pesquisa, 73% da população da Grã-Bretanha diz ser bom estar fora do euro
O apoio para uma integração europeia caiu fortemente na União Europeia (UE) desde que a crise da dívida pública começou, mas poucos europeus querem abandonar o euro, mostrou um estudo divulgado nesta terça-feira.
Um número crescente de europeus na Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, República Tcheca, Polônia e Grécia dizem que a integração enfraqueceu suas economias e questionam se a parceria da UE é algo bom, de acordo com relatório doPew Research Centre, grupo sem fins lucrativos sediado em Washington.
O estudo visa a fornecer uma percepção melhor sobre atitudes e tendências na Europa e tem sido levado em consideração por autoridades norte-americanas para formular políticas em relação ao continente.
Somente a Alemanha, a maior economia da Europa e o maior contribuidor aos programas de resgate que apoiam os endividados Irlanda, Grécia e Portugal, mostra entusiasmo sobre o crescimento da UE desde 2009. Sessenta e cinco por cento dos alemães veem a parceria de forma positiva, 2% a mais do que a pesquisa feita em 2009.
Embora 54% dos espanhóis duvidem do valor de estar na UE -um enorme projeto econômico e político criado após a Segunda Guerra Mundial-, a queda no apoio não se traduz em querer deixar o bloco monetário.
Apesar de enfrentar a segunda recessão econômica em apenas três anos, 60% dos espanhóis ainda apoiam a moeda comum, destacando as tensões e contradições de um bloco guiado por uma filosofia de estabelecimento de uma “união ainda mais próxima”.
Na Grécia, onde a rejeição dos eleitores aos programas de austeridade exigidos pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) intensificaram as preocupações sobre o país ter que deixar a zona do euro, apenas 23% da população quer retornar ao dracma.
- A ironia é que as pessoas que estão no euro ainda querem mantê-lo – disse o diretor do Pew Research Centre, Bruce Stokes.
- As pessoas percebem que seria dar um salto no escuro voltar para as suas moedas antigas – disse ele.
O desejo de deixar o euro aparentou ser mais forte na Itália, onde 40% dos consultados disseram que gostariam de voltar para a lira, mas a maioria continua a favor da moeda comum.
Na Grã-Bretanha, onde a questão da economia europeia e união política dividiu o país e derrubou primeiros-ministros por mais de meio século, 73% das pessoas disseram que estar fora do euro é uma coisa boa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada