A PONTE DO ANJO


Sexta-feira, 30 de março de 2012, 08h53m
Estado

Governo e sindicatos entram em acordo sobre progressões: pagamento será feito em 12 parcelas com início em janeiro

Durante mais uma reunião entre os sindicatos e o governo, na tarde desta quinta-feira, 29, um acordo foi firmado para o pagamento das progressões. Os sindicatos comemoraram já que o pagamento do saldo devedor vai ser realizado em 12 meses e não mais em 36, como em proposta anterior. Os sindicatos firmaram acordo ainda para criação de uma mesa de negociações e para o pagamento da data base.
Fábio Coêlho 
Lia Mara/SecomGoverno e sindicatos chegaram a um acordo nesta quinta
Governo e sindicatos chegaram a um acordo nesta quinta
O Governo do Estado e os sindicatos representantes dos servidores públicos estaduais se reuniram mais uma vez na tarde desta quinta-feira, 29, e conseguiram fechar um acordo em relação ao pagamento das progressões atrasadas desde abril de 2011. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, Cleiton Pinheiro, tanto o governo quanto os sindicatos tiveram que ceder para se chegar ao entendimento.
O acordo prevê a implementação das progressões a partir de janeiro de 2013. Já o valor devido deve ser pago de forma retroativa, através de um parcelamento em 12 meses, também a partir de janeiro. A proposta inicial do Governo era realizar esse parcelamento em 36 meses, o que segundo Pinheiro, “seria um retrocesso nas negociações”.
Ao Site Roberta Tum, Pinheiro informou que apesar da negociação ter evoluído ainda não é aquilo que a categoria buscava. “Não é aquilo que realmente buscávamos e o que o servidor gostaria que fosse, mas na tentativa de várias possibilidades foi o que conseguimos tendo em vista que tanto nós quanto o governo cedeu”, destacou Pinheiro ao informar que os sindicatos tiveram subsídio técnico ao analisar a proposta e entenderam que não seria possível implementar ainda este ano.
Direitos garantidos
De acordo com o secretário Lúcio Mascarenhas, a proposta foi construída através de uma ação conjunta do Governo com os sindicatos. “Nós fizemos o que era melhor para ambos, afinal é orientação do Governador Siqueira Campos a preservação dos direitos legítimos dos servidores”, ressaltou.
O secretário explicou que o retroativo é devido aos servidores que conquistarem o direito até dezembro deste ano. “Serão beneficiados aproximadamente 7,1 mil servidores, o que geraria um impacto de R$ 36 milhões na folha de pagamento”, frisou Mascarenhas, sem deixar de ressaltar que esse montante não irá prejudicar os investimentos necessários para o crescimento do Tocantins.
A lista dos servidores aptos a receber o benefício, de abril de 2011 até a data desta quinta-feira, 29, deve ser publicada no Diário Oficial do Estado, no próximo dia 11 de abril. Já os demais, mês a mês, até dezembro.
Data base e mesa de negociação
Os sindicatos comemoraram também a resolução de que a data base dos servidores vai ser incluída na folha de outubro desde ano. “Conseguimos amarrar mais esta garantia”, destacou Pinheiro.
Entre as negociações, ficou também acordado, a instituição de uma mesa permanente de negociações onde cada sindicato vai indicar um membro para discutir as questões que giram em torno do servidor público. “Vamos poder discutir continuamente e não deixar que aconteça como aconteceu com as progressões”, informou Pinheiro. (Com informações da Secom)
Mais sob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação