PALMAS DO PT TEM A MAIOR INCIDÊNCIA DE DENGUE DO BRASIL


No verão, 91 cidades correm risco de surto de dengue

Estudo do Ministério da Saúde mostra que a maioria desses municípios está na Bahia, no Maranhão e em São Paulo

Terra
!cid_image001_jpg@01CCEA81.jpg
 
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira que 91 municípios brasileiros correm risco de enfrentar um surto de dengue até o fim do verão. O documento divulgado pela pasta mostra também que outros 265 estão em estado de alerta.
Das 91 cidades em risco de surto, a maioria (46) está na Bahia, no Maranhão e em São Paulo. Nesses municípios, em cerca de 4% das casas e imóveis visitados pelos agentes de vigilância sanitária foram encontradas larvas do mosquito transmissor da doença.
Palmas tem a maior taxa de incidência da doença, com 743,7 casos por grupo de 100 mil habitantes. "A taxa superior a 300 casos por 100 mil habitantes é encarada como situação epidêmica", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Tocantins é, também, o Estado com a maior incidência, 249,4 casos para cada 100 mil pessoas. A taxa nacional é 21,2 por 100 mil.
"Como ainda estamos na metade de fevereiro, temos de manter o alerta e a mobilização, para que a gente chegue até o fim do verão (com queda de registros)", disse o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
A incidência também aumentou em Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Sergipe. O levantamento mostra a predominância do vírus tipo 4 nas regiões Norte e Nordeste e do tipo 1 nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Os quatro tipos de vírus provocam os mesmos sintomas e nenhum é mais grave que o outro.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a maioria dos criadouros do mosquito foi encontrada em recipientes e depósitos de lixo. No Sudeste e no Sul, os focos principais são pratinhos de plantas, calhas entupidas e outros locais que acumulam água dentro das casas. No Nordeste, o problema maior está nas caixas d'água.
A dengue
A doença é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro infectado, o Aedes aegypti. O vírus passa por um período de incubação de quatro a 10 dias. Os primeiros sinais são febre alta, dor nas articulações e músculos, fraqueza, falta de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, fortes dores de cabeça e dor no fundo dos olhos.
A chamada dengue clássica cura-se naturalmente, quando o organismo livra-se do vírus através de anticorpos. A forma hemorrágica, no entanto, requer mais cuidados. Quando o paciente apresenta o quadro hemorrágico existe sangramento da gengiva, das narinas e de órgãos internos, o que ocasiona dores abdominais.
Não existe um tratamento específico para a dengue, mas apenas para os sintomas. Ou seja, antitérmicos auxiliam a controlar a febre e os analgésicos amenizam as dores musculares e de cabeça, por exemplo. Quando há suspeita da doença, todos os medicamentos que sejam feitos à base de ácido acetil salicílico têm de ser evitados.
 

DIANA MARILIA ARENAS

EM 23/02/2012 09:32:50
O combate à dengue exige esforço conjunto. Apontar para as falhas do governo sem lembrar das próprias é uma atitude justa em muitos outros temas. Neste caso, em que o mosquito nasce e permanece na água parada em NOSSAS casas, a regra admite a exceção: a responsabilidade principal é nossa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU