RÚSSIA PETISTA RÚSSIA DESUMANA E COMUNISTA
Internacional
Fonte:
Rússia
Milhares protestam em São Petersburgo por eleições limpas
De acordo com estimativa dos organizadores, comício reuniu 25.000 pessoas
Milhares de manifestantes opositores foram neste sábado às ruas de São Petersburgo, antiga capital da Rússia, para reivindicar transparência nas eleições agendadas para o dia 4 de março. Os manifestantes se concentraram junto à Grande Sala de Concertos e fizeram uma passeata rumo à praça Konyushennaya, onde foi realizado um comício que, segundo os organizadores, reuniu cerca de 25.000 pessoas. A estimativa da polícia local, no entanto, é de apenas 2.500."Se as autoridades nos enganarem no dia 5 de março, depois das eleições, iniciaremos ações de protesto indeterminados em todo o país", anunciou aos presentes no comício Sergei Udaltsov, dirigente da Frente de Esquerda. O protesto não registrou incidentes significativos.
O ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, dirigente do movimento democrático opositor Solidariedade, pediu aos cidadãos que permaneçam atentos e impeçam uma fraude eleitoral. "Se há cinco anos o poder nos mostrava que era mais forte que nós, agora tudo mudou. Tomamos consciência de que somos cidadãos livres e o demonstramos", disse Kasparov, que acusou a campanha do primeiro-ministro Vladimir Putin de preparar uma fraude.
Putin, que já ocupou a Presidência entre 2000 e 2008, é o favorito para ganhar as eleições do dia 4, segundo toda as pesquisas de opinião, mas a oposição desconfia da credibilidade delas. Os rivais do chefe de Governo russo são: Gennady Zyuganov, do Partido Comunista; Sergei Mironov, do social-democrata Rússia Justa; Vladimir Zhirinovsky, do ultranacionalista Partido Liberal Democrático; e o magnata Mikhail Prokhorov.
Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!