O MAIOR NAVIO CRUZEIRO DO MUNDO
Abrir
ESTILO
Nº edição: 693 |
Estilo |
14.JAN.11 - 21:00
| Atualizado em 01.09 - 09:02
Uma cidade em alto-mar
Maior navio de cruzeiro do mundo tem parque com árvores de verdade, pista de patinação no gelo e musical da Broadway
Por Juca Rodrigues, enviado especial a Fort Lauderdale, Estados Unidos
Quando se entra no Allure of The Seas pisa-se num investimento
de US$ 1,4 bilhão – quantia que daria para adquirir 23 iates como o
sofisticado The Maltese Falcon, do estaleiro italiano Perini Navi.
O investimento justifica o título de maior navio de cruzeiro do
mundo. O comprimento do barcão da companhia Royal Caribbean corresponde a
cinco vezes o do gigantesco Airbus 380, o maior avião de passageiros do
mundo. “Pretendía–mos construir o melhor navio, nunca dissemos que
construiríamos o maior”, diz Richard D. Fain, chairman e CEO da Royal
Caribbean Cruises.
Mais novo integrante da frota de 34 embarcações da Royal Caribbean,
o Allure sai do porto de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), em busca de
aventuras nos mares do Caribe neste verão do Hemisfério Sul.
Viajar hospedado em uma de suas 2.706 cabines é quase tão
fascinante quanto andar por Nova York. Começando pela sua capacidade de
levar mais de seis mil passageiros, atendidos por quase dois mil e
quinhentos tripulantes.
Tudo nele é grande e sofisticado. E a referência à metrópole
americana não é à toa. No centro da embarcação está localizado o Central
Park, nome de um espaço quase tão comprido quanto um campo de futebol,
com árvores tropicais, plantas e flores de verdade, onde os passageiros
podem praticar corridas ou fazer suas caminhadas.
Roteiro nova-iorquino: Da esq. para a dir.: detalhe da Boardwalk, onde ficam lojas e restaurantes, da Royal Loft Suit e do "Central Park"
No meio desse verde há lojas, cafés (entre eles, um Starbucks), 25
restaurantes e até mesmo uma churrascaria, além de uma galeria de arte
com obras do brasileiro Romero Britto.
Dizer que o navio é uma cidade é um lugar-comum muito apropriado.
Suas sete diferentes áreas são chamadas oficialmente de bairros,
distribuídos por 16 andares, servidos por 24 elevadores muito mais
eficientes do que os de qualquer shopping center de primeira linha de
São Paulo ou do Rio de Janeiro.
Esse ambiente de “big city” continua com os shows, o entretenimento
e os restaurantes. Os passageiros podem, por exemplo, assistir em um
teatro com capacidade para 1,3 mil espectadores a uma versão mais
curta, mas fiel, do musical Chicago, sucesso da Broadway.
O clima de superprodução continua com as apresentações e paradas
com personagens de filmes de animação, como os ogros Shrek e Fiona, que
aparecem de surpresa no café da manhã do restaurante principal ou
desfilam no Boardwalk, a avenida central do Allure. É nessa via que uma
multidão percorre lojas, bares e lanchonetes.
As cabines são um capítulo à parte. A maior de todas, a
Royal Loft Suíte, tem 141 m2 e dois andares que podem hospedar seis
passageiros. Ela dispõe, entre outras coisas, de sala de jantar, piano
de cauda e uma Jacuzzi na varanda.
"O Brasil caminha para ser o quarto maior mercado de cruzeiros do mundo"
Ricardo Amaral, diretor-geral da Royal Caribbean no País
Seu preço para uma saída de sete dias é de R$ 21 mil por pessoa,
mais taxas. Já o mesmo período, numa cabine menor, custará, no fim
fevereiro, cerca de R$ 3 mil, mais taxas. Tanto conforto tem atraído os
brasileiros, que cada vez mais procuram cruzeiros como opção para as
férias.
“O Brasil é um dos cinco maiores mercados de cruzeiro no mundo,
caminhando rapidamente para o quarto lugar”, afirma Ricardo Amaral,
diretor-geral da Royal Caribbean no País.
Segundo ele, na temporada de 2010, a companhia embarcou 116 mil
brasileiros, sendo 75 mil para roteiros internos e 41 mil no Exterior.
Para 2011, a empresa prevê transportar mais de 152 mil turistas
nacionais.“Só no Allure já há quase 1,6 mil reservas de brasileiros para
o Carnaval”, diz a brasileira Rosie Guimarães,
embaixadora internacional da empresa.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!