É NAVIO DA MARINHA QUE QUIEMA NO CARNAVAL É MISSÃO QUE PEGA FOGO QUE PAIS DO PT É ESSE?


25/02/2012 - 16:42
 

Acidente

Militares desaparecidos na Antártica estão mortos

De acordo com o Ministério da Defesa, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos morreram no acidente da base Comandante Ferraz

 
Manhã na Baía do Almirantado, em frente a Estação do Brasil na Antártica Comandante Ferraz (2004)
Manhã na Baía do Almirantado, em frente a Estação do Brasil na Antártica Comandante Ferraz (2004) - Ana Nascimento
O Ministério da Defesa confirmou neste sábado que estão mortos os dois militares que estavam desaparecidos após o acidente na Estação Comandante Ferraz (EACF), na Antártica. São eles o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos.
Segundo informações da Marinha do Brasil (MB), divulgadas horas antes, os familiares dos oficiais tinham sido informados do desaparecimento e estariam recebendo todo o apoio das Forças Armadas. Não há informações se a família já foi comunicada sobre o falecimento. A MB também declarou que estavam acompanhando os familiares do primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que se feriu no acidente.
Tempo ruim – As condições meteorológicas na região da estação neste sábado são muito ruins, diz a MB. Com isso, o chefe da Comandante Ferraz e os integrantes do chamado ‘grupo-base’ – conjunto de quinze militares responsáveis pela manutenção das instalações – foram transferidos para a base chilena Eduardo Frei. Após o incidente, eles tinham permanecido no local para tentar combater o fogo.
A Marinha informou que enviará à base posteriormente, tão logo melhorem as condições climáticas, uma equipe do grupo-base, liderada pelo chefe da estação. Eles contarão com o apoio do navio “Lautaro”, da Armada do Chile, e terão a missão de avaliar os danos causados pelo incêndio.
Os trinta pesquisadores, o alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente e os doze funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, além do militar ferido, foram transferidos para a cidade de Punta Arenas, no sul chileno. Lá estão militares brasileiros que irão recebê-los.
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tinha previsão para decolar às 16h00 do Rio de Janeiro (RJ) rumo a Punta Arenas com o objetivo de trazer de volta ao país o pessoal que estava na EACF. O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, está no avião e coordenará as ações.
Governo brasileiro – O ministro da Defesa, Celso Amorim, divulgou nota neste sábado em que afirma ter ficado consternado com a informação do acidente na estação Comandante Ferraz. Ele informou ter recebido a notícia logo no início da manhã e, em seguida, comunicou o fato à presidente Dilma Rousseff. Na sequência, entrou em contato com os ministros de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para tratar do assunto.
Amorim disse que recebeu da Marinha um relato de todas as providências tomadas para contenção do incêndio na base e auxílio imediato a todos que se encontravam no local. Acrescentou que vem acompanhando de perto os desdobramentos do acidente e as ações de apoio aos brasileiros e suas famílias.
O titular da Defesa relatou também a conversa que teve com seu colega chileno, o ministro Andrés Allamand, na qual agradeceu todo o apoio do prestado pelo país vizinho no socorro e traslado das vítimas. O embaixador brasileiro em Santiago, Frederico Araújo, acompanhado de diplomatas e adidos militares, foi enviado a Punta Arena para prestar apoio aos brasileiros no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação