É NAVIO DA MARINHA QUE QUIEMA NO CARNAVAL É MISSÃO QUE PEGA FOGO QUE PAIS DO PT É ESSE?
25/02/2012 - 16:42
Acidente
Militares desaparecidos na Antártica estão mortos
De acordo com o Ministério da Defesa, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos morreram no acidente da base Comandante Ferraz
Segundo informações da Marinha do Brasil (MB), divulgadas horas antes, os familiares dos oficiais tinham sido informados do desaparecimento e estariam recebendo todo o apoio das Forças Armadas. Não há informações se a família já foi comunicada sobre o falecimento. A MB também declarou que estavam acompanhando os familiares do primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, que se feriu no acidente.
Tempo ruim – As condições meteorológicas na região da estação neste sábado são muito ruins, diz a MB. Com isso, o chefe da Comandante Ferraz e os integrantes do chamado ‘grupo-base’ – conjunto de quinze militares responsáveis pela manutenção das instalações – foram transferidos para a base chilena Eduardo Frei. Após o incidente, eles tinham permanecido no local para tentar combater o fogo.
A Marinha informou que enviará à base posteriormente, tão logo melhorem as condições climáticas, uma equipe do grupo-base, liderada pelo chefe da estação. Eles contarão com o apoio do navio “Lautaro”, da Armada do Chile, e terão a missão de avaliar os danos causados pelo incêndio.
Os trinta pesquisadores, o alpinista, o representante do Ministério do Meio Ambiente e os doze funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, além do militar ferido, foram transferidos para a cidade de Punta Arenas, no sul chileno. Lá estão militares brasileiros que irão recebê-los.
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tinha previsão para decolar às 16h00 do Rio de Janeiro (RJ) rumo a Punta Arenas com o objetivo de trazer de volta ao país o pessoal que estava na EACF. O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, está no avião e coordenará as ações.
Governo brasileiro – O ministro da Defesa, Celso Amorim, divulgou nota neste sábado em que afirma ter ficado consternado com a informação do acidente na estação Comandante Ferraz. Ele informou ter recebido a notícia logo no início da manhã e, em seguida, comunicou o fato à presidente Dilma Rousseff. Na sequência, entrou em contato com os ministros de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para tratar do assunto.
Amorim disse que recebeu da Marinha um relato de todas as providências tomadas para contenção do incêndio na base e auxílio imediato a todos que se encontravam no local. Acrescentou que vem acompanhando de perto os desdobramentos do acidente e as ações de apoio aos brasileiros e suas famílias.
O titular da Defesa relatou também a conversa que teve com seu colega chileno, o ministro Andrés Allamand, na qual agradeceu todo o apoio do prestado pelo país vizinho no socorro e traslado das vítimas. O embaixador brasileiro em Santiago, Frederico Araújo, acompanhado de diplomatas e adidos militares, foi enviado a Punta Arena para prestar apoio aos brasileiros no local.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!