MÉDICA DIZ QUE LULA NO SUS É VERGONHA!


QUINTA, 3 DE NOVEMBRO DE 2011, 07H53

O SUS, Lula e as redes sociais

Maria Falcão
É uma pena o rumo tomado pelas discussões em torno da polêmica gerada pelos posts no Facebook, sugerindo que o ex presidente trate sua doença pelo SUS. Mais uma vez, estamos perdendo a chance de uma discussão rica. Ficamos presos nos pontos, na minha opinião, secundários. O mais relevante, que seriam as críticas positivas e negativas ao nosso Sistema Público de Saúde, ficou perdido, sem vez em meio a um lamaçal podre de politicagem, rancor, pobreza de espírito e outras baixarias, de ambos os lados da discussão.
Assim dito, quero aqui propor uma limpeza nas apelações dos debates e dar a minha contribuição à polêmica, na ótica do que julgo ser relevante. E faço isso pensando nos vários e vários pacientes que chegam a mim com cânceres diversos e "intratáveis", simplesmente porque não conseguem fazer suas quimioterapias em tempo hábil. Aliás, escrevo esse artigo em homenagem a um paciente de 14 anos (e sua família), que faleceu com um tumor cerebral depois de nem sequer ter conseguido vencer a fila do único hospital oncológico vinculado ao SUS em Salvador.
Quando li os posts de linchamento (ou quase) de Lula, pouco me interessou saber quais eram as reais motivações de quem os criou: se fazer uma brincadeira, uma ironia, ou se desejavam mesmo o pior para Lula. Vi ali uma forma de protesto, até certo ponto compreensível, e ponto final. Mas aí vieram as respostas, com mensagens que pareciam colocar a sugestão do tratamento pelo SUS como uma sentença de morte. A elas, se seguiram textos de pessoas contando experiências de tratamentos bem sucedidos feitos na rede pública, relatos emocionados que até nos fazem pensar que é assim com todo mundo. Até a competência do INCA foi trazida para a discussão. Alguém, indignado, escreveu linhas em defesa da assistência prestada na instituição, dizendo ser exemplar. E é mesmo. Pena que para alguns poucos felizardos. Mas aqui há um erro de interpretação grosseiro: quem está questionando a competência do INCA? O que se questiona é a incapacidade que essa e outras instituições do SUS encontram para absorver e tratar os milhares de pacientes portadores de câncer, que morrem antes mesmo de terem uma única consulta com um oncologista. Se o serviço de assistência é excelente ou não, pouco importa para o doente que não consegue sequer ter acesso a esse serviço.
Xingamentos, boas e más intenções e suas consequências à parte, quero focar aqui no que entendo como o que há de mais válido nos posts do Facebook: trazer o assunto do problema da saúde pública à tona, para protestar. Afinal, não é também para isso que servem as redes sociais? É em momentos como esse que a denúncia se faz ouvida. Ou será que alguém aí pararia para reclamar se tirássemos a figura do Lula e colocássemos a do Seu Zé? Pois saibam que morrem Zés aos montes, todos os dias, e é contra isso que as pessoas deveriam se indignar. Experimentem passar um dia na porta de um hospital público e aí sim vão ter motivos reais pra encherem seus perfis virtuais de mensagens de repúdio.
Por que só agora, com Lula, e não antes com José Alencar, Roseana Sarney, Ana Maria Braga, o Hebe, é questionamento secundário. Talvez por ter sido ele a representação máxima do poder público e do descaso com a saúde nos últimos anos, sei lá. Obviamente, isso não justifica as mensagens rancorosas, de mau agouro, preconceituosas e discriminatórias que pululam na internet.
Obviamente também, não desejo a Lula ou a qualquer pessoa que veja sua vida dependente do SUS. Não pelo potencial do sistema, que é enorme, principalmente quando pegamos como exemplo instituições sérias, bem geridas e com profissionais comprometidos; mas pela incapacidade do SUS de, como está, garantir uma assistência no mínimo suficiente. Condeno e me envergonho com o rumo das discussões. Pois, enquanto nossos argumentos forem passionais, continuaremos sujeitos a propostas passionais eleitoreiras que, como vemos, desaguarão em desapontamento e raiva. Mas apoio o protesto e acho que a iniciativa foi válida em sua origem, ainda que tenha servido apenas para criar polêmica. Mas o SUS vai continuar deficitário e o Seu Zé vai continuar sem acesso ao Sírio Libanês.

Maria Falcão é médica e mestre em jornalismo científico pela universidade de Londres.

Fale com Maria Falcão: falcaomaria@terra.com.br 
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais de Terra Magazine.
comentarios
365 comentáriosCOMENTAR
compartilhe seus comentários no
  1. Terra - TBox Beta
  2. Facebook
  3. Twitter

Joceli Jairo Jonck

postado:
03/11/2011 - 10h24
Quantos brasileiros sofrem com esta ''doença tão séria'' e não recebem um mínimo de respeito nos hospitais sucateados Brasil à fora?
Porque o cidadão LULA prometeu arrumar em 8 anos o que não foi feito em 40 e ficou só na promessa?
Por falta de competência em cumprir suas promessas eleitoreiras, ele tem, sim, é que entrar nas filas de espera para consultas, atendimento e exames, pois como a maioria dos brasileiros, ele tambem não tem cultura escolar e caiu de para-quedas na poltrona presidencial devido as mordomias que ele adquiriu em cada atestado de afastamento do trabalho que ele apresentava na época do sindicato dos metalúrgicos, os quais, lhe davam tempo suficiente para montar aquelas greves que só favoreciam uma classe trabalhadora do Brasil, pois o resto, continua ao relento até hoje.
À propósito, eu tambem adquiri esta ''doença séria'' e tive que virar nos 30 para me curar e não precisei de favores de nenhum hospital para isso.
updown

Pedro Paes Lemes

postado:
03/11/2011 - 10h23
Querida Maria Falcão,nem li toda a Matéria, mais estou de acordo em todos os pontos,vejo que não tem mais tolerancia nós estarmos sempre batendo na mesma tecla com, irá ,odio de tudo, e vejo que a unica saida é irmos ao sentido contrario a tudo isso e é assim que sairemos desse lamaçal em que criamos.
updown

Carlos Conceiçao Borges

postado:
03/11/2011 - 10h23
Saúde pessoal do Lula? Claro que sim! Tem mesmo é que se cuidar!
Mas, e quando ele mandava no SUS? Foram 8 longos anos!!!
Por que não fez o que deveria ter feito, melhorando os serviços públicos de saúde?
Falta de lucidez para algumas pessoas... porque o assunto é grave... está na UTI...
updown

Doido Varrido

postado:
03/11/2011 - 10h22
VCS SABIAM QUE A MACONHA É UTILIZADA EM PAÍSES DESENVOLVIDOS PARA O TRATAMENTO DE CÂNCERES E DE VÁRIAS OUTRAS DOENÇAS? PESQUISEM, SE INFORMEM SOBRE O QUE A INDUSTRIA FARMACEUTICA NAO QUER QUE VC SAIBA!
updown

Julio_SPFC

postado:
03/11/2011 - 10h22
Bom dia DRa.Maria Falcão

Poderia expressar minha opinião nos comentarios de seu texto no site Terra,porém achei importuno devido ao fato dessa discussão ter tomado esse caminho ,principalmente de revolta e preconceito pela maioria dos comentarios,e com certeza o meu tambem seria considerado um comentario preconceituoso,por isso resolvi compartilhar minha indignação apenas com voce mesmo.
O Governo Brasileiro (não estou dizendo somente o ex-presidente Lula,mas sim ao governo de SP,e prefeitura de Sp)gastarão ao todo cerca de R$500 milhoes para erguer um Estadio no estado de SP,muitos dizem que isso não é dinheiro Publico ,mas de acordo com o artigo 14 da Lei de resonsabilidade fiscal o não pagamento de tributos é uma forma sim de Gasto Publico na construção de um bem Privado.Para se ter uma noção este valor é simplesmente 5 vezes ..eu disse 5 vezes o que o Hospital A.C Camargo gastou durante 3 anos para reformular e modernizar o centro oncologico,o que eu quero dizer é que muitos comentarios sim são preconceituosos,pois não disseram isso para Hebe,A.M Braga,J.Alencar e alguns politicos de direita , que realmente não vieram de classe social baixa.Mas tenho certeza que alguns comentarios é devido ao fato de não ter sido esses mesmos artistas e /ou politicos de direita que colocaram um time de futebol,em primeiro lugar,deixando sua população sem se quer ter feito uma consulta antes de morrer vitima de cancer.
PS.não iria colocar este comentario em post,mas mudei de ideia
12 updown

Thiago Mello

postado:
03/11/2011 - 10h22
Vergonha são esses comentários toscos DRa. A sra. não lembra mas em um discursinho meia boca do MOLUSCO em 2010 quando estava no UPA, ele disse '' o SUS é tão bom que até os americanos estão querendo, da até VONTADE DE FICAR DOENTE pra se INTERNAR AQUI. Não é que no mesmo dia ele passou mal e foi intenrado no SUS??? Não no hospital mais top do recife.
27 updown

Samuel Martins Correa

postado:
03/11/2011 - 10h22
Não sei qual é a dessa médica. O que o Brasil inteiro reclama é o descaso, a má qualidade e a absoluta falta de vergonha e caráter dos parasitas que atendem pelo SUS. E Ele, o Imperador Lula, dizia, de boca escancarada para todo mundo que é o melhor serviço do mundo! Pois então use esse serviço, cara! deixe o sírio Libanês para quem pode pagar, para quem tem recursos e que gastam fortunas com a saúde (meu caso - só o meu plano de saúde beira os R$ 1.500,00 por mês). Você que liquidou com a saúde no Brasil vá para a fila do SUS! Lá voce verá o que milhões de brasileiros passam por conta da corrupção deste (des)governo do PT! e pode ser que aí outros figurões (Dilma, etc.) verifiquem o mal que causam ao Brasil com seus acessos de bancar o que não são! São uns aproveitadores que quando estão num Sírio-Libanês da vida, nem as contas pagam - quem paga somos nós, com nossos absurdos impostos (e ainda temos de arcar com nossos planos de saúde). Isto tudo me dá um nojo que tenho vontade de vomitar!!!
11 updown

NILSON GALDINO DE MELO

postado:
03/11/2011 - 10h21
Doutora, a senhora não precisa envergonhar. Mas nós, brasileiros, envergonhamos, pois gasta-se billhões para realizar uma Copa (E foi o Lula que se candidatou a este evento) e pessoas morrem na fila de hospitais por falta de atendimento. A Senhora, como médica, não tem a necessidade de se envergonhar, nós temos obrigação de nos envergonhamos . Bilhões são desviados e nada acontece. Parece até cultura de um povo que, submisso, aceita seus governantes tomarem conta do pdoer ou melhor do dinheiro que o poder emana.
18 updown

Eliane Faccion

postado:
03/11/2011 - 10h21
Sra Maria Falcão,
Há que levantar a história do SUS e os interesses privatistas, desde a Constituição de 88, além do trabalho benéfico do primeiro ministro de FHC, que instituiu a CPMF, e da recente campanha midiática contra a CPMF, liderada pelo PSDB e DEM, por interesses meramente eleitoreiros. Não dá é para a sra começar a levantar os erros, sem mostrar a verdadeira história - pois, com isto, quem não conhece o assunto tem uma visão parcial sobre o tema...
updown

Rubio Comin Arquitetura e Construcao Ltd

postado:
03/11/2011 - 10h21
todo diálogo...,
toda crítica...,
toda utopia....,
TUDO SEMPRE VAI PARA O RALO...!
o fato é que os pobres sempre existirão em sua condição de pobres...,
isso porquê eles a creditam que não o são...!
sai governo entra governo...,
sai direita entra a esrquerda...,
e eles continuarão a morrer nas filas dos SUS do mundo...,
sem que caras espertos como o LuLLa, se incomodem nem um pouco com suas condições...!
nada vai mudar porque esse artigo foi escrito...!
12 updown

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação