VALORIZAÇÃO DO IDOSO

Parque Municipal da Pessoa Idosa será lançado nesta quinta, 25


Um local para dar opções de lazer, trazer condições de geração de trabalho e renda, e ações de fortalecimento do convívio social e familiar das pessoas acima de 60 anos será lançado nesta quinta-feira, 25. Trata-se do Parque Municipal da Pessoa Idosa que terá pedra fundamental lançada às 10 horas, pelo prefeito Raul Filho.





A solenidade está inclusa no encerramento da programação do XIII Congresso da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI) Regional Norte/Centro-Oeste e do II Encontro dos Clubes da Melhor Idade do Tocantins, que acontecem na Capital desde o início da semana.





O Parque Municipal da Pessoa Idosa será implantado na Avenida Teotônio Segurado, esquina com LO-09 (antigo Pioneiros Mirins - Central). E estruturação do projeto da obra está sob a organização da Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidades (Comudhe) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.




De acordo com a titular da Comudhe, Rosimar Mendes, a proposta do Parque é especialmente dar suporte a pessoa idosa. “Vamos oferecer um conjunto de serviços especializados que visam à promoção e manutenção da saúde física e emocional, cuidados pessoais e o convívio social, de forma gratuita”, explica.

(Autor: Lorena Karlla)



Políticas Públicas para Mulheres serão discutidas entre os dias 25 e 26 em Conferência Municipal


“O fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres no Município de Palmas-TO” é a temática a ser discutida da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que acontece entre os dias 25 e 26, (próximas quinta e sexta), na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.


Fotógrafo: Fernando Alves


Convocada pelo Prefeito Raul Filho, em consonância com o Decreto Presidencial de 15 de Março de 2011, a conferência tem como objetivo discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade de gênero, com enfoque especialmente, na autonomia econômica, social, cultural e política, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no Município de Palmas.

A III Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres será realizada pela Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidade da Prefeitura de Palmas (Comudhe) e terá a participação, de acordo com o Regimento, de delegados e convidados, sendo que serão delegados natos 10 integrantes titulares do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, 72 delegadas dos diferentes órgãos do Governo Municipal indicados para esse fim e 108 delegadas representantes da sociedade civil.

Programação

Dia 25 de agosto

14h- Solenidade de abertura

·Composição da mesa de honra;

·Execução do Hino Nacional Brasileiro

·Homenagem aos 05 anos de criação da Lei Maria da Penha;

·Apresentação Cultural




15h30: Conferência Magna:Análise da realidade brasileira, avaliando as políticas realizadas e os compromissos assumidos pelo Estado Brasileiro no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Conferencista:Rosângela Maria Rigo - SPM

16h15: Palestra - Uma experiência na Eletrobrás/ Eletronorte para a autonomia e inclusão das mulheres com equidade e igualdade de oportunidades.”

Palestrante: Gleide Almeida Brito - ELETRONORTE

17h - Coquetel




Dia 26 de agosto

8h: Café da Manhã, Inscrição e entrega do material

8h40- Plenária de abertura

·Aprovação do Regulamento da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher.

9h Palestra:

·Análise da realidade da Mulher palmense e os desafios para a construção da igualdade de gênero. Giselli Tamarozzi - UFT

10h Painel:

·Avaliação das Políticas públicas para as mulheres palmenses no que se refere às ações de saúde reprodutiva, educação inclusiva, enfrentamento da violência, participação das mulheres nos espaços de poder, enfrentamento das desigualdades geracionais, autonomia econômica, moradia digna.



11h10:Debate

12h:Encaminhamento para a tarde

12h15:Intervalo para o almoço

13h30: Apresentação da metodologia do trabalho em grupos

13h45:Grupos de Trabalho:

·Discutir os eixos do II Plano Nacional e elaboração de propostas para o Plano Municipal de Direitos da Mulher.

·Discutir e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.

·Elaborar propostas para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

15h45: Plenária

17h15: Eleição das delegadas para a Conferência Estadual

18h15:Encerramento - Agradecimentos
Demais informações poderão ser obtidas na COMUDHE nos fones 2111-2812 com Maria Helena ou Elis.


(Autor: Lorena Karlla)

Beneficiários do Bolsa Família têm até 31 de outubro para atualizar cadastros



A Secretaria de Desenvolvimento Social realizará até o dia 31 de outubro a revisão cadastral dos beneficiários do programa Bolsa Família. Em Palmas, 1.740 famílias devem comparecer aos Centros de Referencia de Assistência Social – CRAS, para atualizar suas informações. O atendimento acontece em horário comercial.




Se o cadastro não for atualizado até o dia 31 de outubro os benefícios serão bloqueados no mês seguinte, posteriormente cancelados em janeiro de 2012. Para realizar a atualização, são necessários os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, titulo de eleitor, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de endereço, sendo todos originais. Das crianças de até seis anos é necessária a apresentação da certidão de nascimento original. Para as crianças maiores de seis anos, além da certidão, é preciso ainda apresentar a declaração escolar.



O programa



O Bolsa Família é um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140,00 mensais, que unificou programas como Bolsa Escola, priorizando o acesso aos direitos sociais básicos.




De acordo com as normas do programa, ao receber o beneficio as famílias assumem alguns compromissos como matricular as crianças em escolas da rede municipal, estadual ou federal ou particular de ensino e ter freqüência mínima de 85% para crianças de 06 anos a 15 anos; manter atualizada a Caderneta de Vacinação e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos. Outra regra é que as mulheres com idade entre 14 a 49 anos também devem fazer o acompanhamento; e, se gestantes ou mulheres que estejam amamentando, devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. E também é uma exigência que os dados cadastrais informados sejam atualizados, para a avaliação da necessidade ou não da continuidade no Programa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação