SAMU NAS ESCOLAS
“Samu nas Escolas” ensina crianças de Palmas
a importância dos serviços de urgência e emergência
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Palmas), realiza palestra para alunos da Escola Municipal Pastor Paulo Leivas, da Quadra 407 Norte, nesta sexta-feira, 12, às 14 horas.
Todos os meses, o projeto “Samu nas Escolas” tem levado às escolas da Capital, palestras sobre a importância e o funcionamento dos serviços de urgência e emergência do SAMU. “Nessas palestras, as crianças aprendem sobre o funcionamento das ambulâncias e o quanto o trote é prejudicial para nossos serviços e, consequentemente, para a população” - explica Lia Almeida,coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências do SAMU/Palmas.
Deslocamento
Entre os meses de abril e junho de 2011, das 7.409 chamadas recebidas pelo Samu/Palmas, 120 resultaram em deslocamento desnecessário de ambulância. “Esses casos acontecem, muitas vezes, por trotes, por leigos terem removido o paciente ou quando a ambulância do Corpo de Bombeiros também é acionada ao mesmo tempo que o serviço de urgência do Samu, por exemplo” - explica Cláudia Furlanetto, gerente de Urgência e Emergência da Semus.
Trotes
No mesmo período desse ano, foram registrados 197 trotes. “As crianças continuam ligando para o Samu, ocupando a linha e passando trotes e quando um caso desses acontece e uma ambulância se desloca sem necessidade corremos o risco de deixar de atender um caso de urgência em outro ponto da cidade” - ressalta Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.
2011
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Chamadas que geraram
atendimento
1.180
1.273
1.464
1.489
1.514
1.306
Trotes
95
72
56
64
52
81
Equipe capacitada
Implantado em Palmas desde 2005, o serviço atende as chamadas de urgência de natureza traumática, clínica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental, com uma equipe composta por mais de 100 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
“Estamos sempre atualizando conhecimentos científicos e humanizando as nossas ações para promover, cada dia mais, um serviço de excelência, para nossa população” - assegura Adriana Victor Lopes, diretora de Atenção à Saúde da Semus.
Juliana Matos
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!