DIA MUNDIAL SEM TABACO
Dia Mundial Sem Tabaco é lembrando junto a trabalhadores da construção civil
Dia Mundial sem Tabaco registrado nesta terça-feira, 31, será lembrado em evento com 130 trabalhadores.
Fotógrafo: Arte/Divulgação
Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira, dia 31, técnicos da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) e do Serviço Social da Indústria (SESI) farão juntos abordagem educativa, em tendas, para cerca de 130 trabalhadores da construção civil, em um canteiro de obras, na Quadra 404 Norte, Alameda 01, QI 02, a partir das 08 horas.
Nas tendas, acontecerão palestras e dinâmicas de grupo, com alertas sobre os males causados pelo fumo. Haverá ainda sorteio de brindes e lanches saudáveis para os trabalhadores.
Em Palmas, desde 2009, já vigora a Lei Municipal nº 1637, que restringe o fumo em ambientes coletivos fechados, como bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Pesquisa recente do Ministério da Saúde (MS) indica que cerca de 15% dos adultos, residentes em Palmas, são fumantes.
“O fumo passivo é uma das maiores causas de poluição ambiental. As pessoas não sabem que a fumaça que sai da ponta do cigarro é três vezes mais perigosa que a fumaça tragada pelo fumante ativo”, alerta Andreza Domingos, responsável pela Área Técnica de Vigilância do Tabagismo.
Tratamento terapêutico
Palmas conta com o Ambulatório de Abordagem e Tratamento do Fumante, que oferece tratamento gratuito baseado em terapias cognitivo-comportamentais, associadas a medicação, segundo avaliação médica.
O secretário de Saúde, Samuel Bonilha, explica como aderir ao tratamento. “Para aderir ao tratamento, o fumante interessado pode se dirigir à Policlínica 108 Sul, com documentos pessoais e cartão da família, preencher um formulário de triagem. Não é necessário encaminhamento”, explica o secretário.
Outra ação da Semus é a certificação do Programa Ambientes Livres do Tabaco a estabelecimentos da Capital, que são ambientes coletivos onde as famílias palmenses estão livres dos perigos da fumaça tóxica do cigarro. Entre os certificados estão a Churrascaria Portal do Sul, os Restaurante Trattoria Toscana e Don Vergílio e o Palmas Shopping. Empresas interessadas em aderir ao programa podem obter mais informações pelo telefone: 3218-5106.
“O grande perigo do fumo está em absorver passivamente substâncias tóxicas. Estima-se que a cada 10 cigarros que o fumante ativo consome, um acaba sendo absorvido passivamente por familiares ou colegas de trabalho”, acrescenta Andreza.
Males do cigarro
“O tabaco tem relação causal com 90% de câncer de pulmão, 80% das doenças pulmonares obstrutivas crônicas (enfisema), 45% em doenças cardiovasculares, 30% de infarto e 30% de todos os tipos de câncer”, explica Andreza.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável no mundo. Quase cinco milhões pessoas morrem todos os anos no mundo por doenças relacionadas ao tabaco. A previsão é de que esse número aumente para 10 milhões por volta de 2030.
Composição venenosa
Veja relação abaixo de alguns dos componentes do cigarro:
Amônia
Libera mais nicotina e, assim, acelera a dependência.
Nicotina
Causa dependência, aumenta a pressão arterial e nº de batidas do coração.
Ácido Acético
Ácido corrosivo.
Cádmio
Substância usada em baterias.
Naftalina
Veneno para baratas.
Fósforo P4/P6
Veneno para ratos.
Tolueno
Solvente industrial.
Monóxido de Carbono
Gás presente no escapamento de carros, afeta quem traga ou respira a fumaça. Na corrente sanguínea, substitui o oxigênio.
Formol
Conservante de cadáver
Acetona
Removedor de esmaltes.
(Autor: Juliana Matos)
Semed convoca candidatos aprovados no Proed para reunião nesta terça-feira, 31
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) convoca os candidatos aprovados no processo seletivo para palestrantes e oficineiros do Programa de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação 2011 (Proed) para uma reunião de planejamento. A reunião será realizada na sede da Semed nesta terça-feira, 31, às 10h.
Participarão da reunião somente os candidatos aprovados para 1ª edição do Proed, ou seja, os candidatos que foram aprovados para os eventos (palestra e/ou oficinas) que acontecerão no mês de junho. Os demais candidatos serão convocados posteriormente de acordo com os acontecimentos das próximas edições.
Candidatos convocados
Abrão de Sousa
Elizabeth Maria Lopes Toledo
Fabíola Peixoto de Araújo
Gilberto Costa Leite
Gleiva Giuvannucci Alves
Husseyn Mohamad El Akharas
Ismeni Lima de Moura
Jadson de Sousa Lima
Keliane da Silva Santos
Kely Cristiane de Souza Martins
Márcia Helena Teodoro de Carvalho
Rodrigo Mota Marinho
Sérgio Roberto Jorge Alves
Silma Rosa da Silva Moreira
Socorro Maria Modesto Correia
Tatiana de Sousa Borges
(autor: Iolete Marques)
Vistoria obrigatória em táxis inicia nesta quarta-feira, 1º
Os 99 taxistas de Palmas têm prazo definido entre os dias 1º e 30 de junho para realizarem a vistoria obrigatória determinada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes. Não é necessário que o concessionário agende horários, entretanto, o trabalho dos vistoriadores também já está estabelecido e vai das 13h às 17h, no Departamento de Transporte Especial.
A vistoria ocorre uma vez por ano e observa as condições do veículo usado para essa categoria de transporte de passageiros, como a parte mecânica, elétrica, caracterização, documentos e lacres do taxímetro. Além disso, o dono da concessão deve portar Cartão de Permissão e o carro deve ter a caixa luminosa, que fica em cima do teto.
A Secretaria estabeleceu uma série de documentos que deve ser levada com fotocópia na hora da vistoria: Certidão de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV; Carteira Nacional de Habilitação; Certidão de Quitação Municipal - CQM; Comprovante de Quitação Sindical; prova de que sua inscrição e obrigações para com o INSS estão em dia; Certidão Negativa de antecedentes criminais expedida e pelo Cartório da Comarca de Palmas e Taxa de vistoria - receita nº 116 = 10 UFIP´s.
(autor: Luiz Henrique Machado)
Corrida dos 22 anos reúne cerca de 450 esportistas em Palmas
Um total de 48 pessoas foram premiados durante a Corrida dos 22 anos da Capital.
Fotógrafo: Fernando Alves
Os 22 anos da Capital foram celebrados também com esporte no último sábado, 28, durante a Corrida dos 22 anos de Palmas, promovida pela Prefeitura de Palmas, através da Coordenadoria de Juventude e Esportes. A corrida superou as expectativas da organização reunindo cerca de 450 corredores num trajeto de 10 quilômetros.
Foram distribuídos R$ 10 mil em premiação, divididos em várias categorias, dentre elas: geral, juvenil, adulto, veterano (I, II e III), masculino e feminino e ainda veteraníssimo masculino. Ao todo 48 pessoas foram premiadas.
O corredor goiano Davi Andrade Mesquita foi o vencedor na categoria geral masculino. Já na categoria geral feminino, Maria Barros Costa, de Brasília, foi a vencedora.
De acordo com o coordenador de Juventude e Esportes, Kairo Bernardo, a prova teve resultados positivos por superar a meta de 300 participantes. “Estamos felizes com esta realização, já que cumprimos nosso papel de incentivar a prática esportiva”, destacou.
A corrida de aniversário da Capital é valida pela 2ª Etapa do Circuito de Corridas de Rua do Tocantins, e já inclusa no calendário esportivo do Estado. O evento também recebeu o apoio do Governo do Estado e da Associação Palmense de Corredores de Rua.
Os pequenos também puderam desfrutar deste momento de lazer e esporte. Foi realizada uma “mini-corridinha” para as crianças e todos ganharam uma medalha de participação.
Resultado:
Categoria Geral Feminino
1ª .- Maria Barroso Costa – Brasília-DF
2ª.- Odineide Felix Amorim – Brasília-DF
3ª.- Eliete Todoro de Moraes - Brasília-DF
4ª.- Dinamara Batista - Brasília-DF
5ª.- Elci Rodrigues – Imperatriz-MA
Categoria Geral Masculino
1º.- Davi Andrade Mesquita – Goiânia-GO
2º.- Paul Kipketet Tonir - Brasília-DF
3º.- Antonio José Nunes - Brasília-DF
4º.- Jamilson Azevedo –
5º.- Ismael Martins dos Reis – Imperatriz - MA
Categoria Juvenil Feminino
1ª.- Doriene Oliveira – Palmas-TO
2ª.- Mara Rossi R. de Sousa – Tocantinópolis - TO
3ª.- Valkiria Oliveira Torres – Porto Nacional -TO
4ª.- Cintia Lorrane Pereira – Palmas-TO
5ª.- Nathália Fonseca Rodrigues – Palmas-TO
Categoria Juvenil Masculino
1º.- Athila Cavalcante Teles – Araguaína-TO
2º.- Raykhard Pereira de Alencar – Tocantinópolis-TO
3º.- Paulo Henrique Rocha Neto – Araguaína-TO
4º.- Deusdedith Oliveira Rocha Neto – Palmas-TO
5º.- Ailton Carlos T. Assis – Araguaína-TO
Categoria Adulto Feminino
1ª.- Ivaneide Silva – Tocantinópolis-TO
2ª.- Elaine Cristina – Tocantinópolis - TO
3ª.- Jeenes Ferreira – Colinas -TO
4ª.- Michele Pollo – Palmas-TO
5ª.- Marília Rafaelle – Palmas-TO
Categoria Adulto Masculino
1º.- Fernando Pereira – Brasilia-DF
2º.- Israel Barbosa de Deus – Brasilia-DF
3º.- Renato Gomes Batista – Palmas-TO
4º.- Jorge Ribeiro Barros – Aragominas-TO
5º.- Adelzir Lopes da Silva – Palmas-TO
Categoria Veterano Feminino I
1ª.- Ilza Ana Barbosa – Palmas-TO
2ª.- Maria Antonia Gomes Jacob – Filadélfia - TO
3ª.- Maria José da Costa –
Categoria Veterano Masculino II
1º.- Ailton de Jesus Lopes – Paraíso-TO
2º.- Valdemir Silva Santos – Palmas-TO
3º.- Vilmar Mendes Cruvinel – Goiânia-GO
4º.- Francisco Assis Pereira – Araguaína-TO
5º.- José Alves Cunha – Palmas-TO
Categoria Veterano Masculino III
1º.- Renato Gomes de Sousa – Colinas-TO
2º.- Pedro Matos Oliveira – Araguaína-TO
3º.- Antonio Lopes de Sousa – Palmas-TO
4º.- Vanaldo Veloso – Palmas-TO
5º.- Manoel Soares das Silva – Palmas-TO
Categoria Veteraníssimo Masculino
1º.- Valmir Gomes – Goiânia-GO
2º.- Ademir Cardoso – Águas Lindas-GO
3º.- Nivaldo Louzeiro – Aliança-TO
4º.- José Luiz Alves – Palmas-TO
5º.- Antonio Lopes de Sousa – Araguaína-TO
(Autores: Lorena Karlla e Helton Gonzaga)
--
Um ótimo trabalho a todos.
Atenciosamente,
Equipe ASCOP / Prefeitura de Palmas
(63) 2111-2511
Dia Mundial sem Tabaco registrado nesta terça-feira, 31, será lembrado em evento com 130 trabalhadores.
Fotógrafo: Arte/Divulgação
Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira, dia 31, técnicos da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) e do Serviço Social da Indústria (SESI) farão juntos abordagem educativa, em tendas, para cerca de 130 trabalhadores da construção civil, em um canteiro de obras, na Quadra 404 Norte, Alameda 01, QI 02, a partir das 08 horas.
Nas tendas, acontecerão palestras e dinâmicas de grupo, com alertas sobre os males causados pelo fumo. Haverá ainda sorteio de brindes e lanches saudáveis para os trabalhadores.
Em Palmas, desde 2009, já vigora a Lei Municipal nº 1637, que restringe o fumo em ambientes coletivos fechados, como bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Pesquisa recente do Ministério da Saúde (MS) indica que cerca de 15% dos adultos, residentes em Palmas, são fumantes.
“O fumo passivo é uma das maiores causas de poluição ambiental. As pessoas não sabem que a fumaça que sai da ponta do cigarro é três vezes mais perigosa que a fumaça tragada pelo fumante ativo”, alerta Andreza Domingos, responsável pela Área Técnica de Vigilância do Tabagismo.
Tratamento terapêutico
Palmas conta com o Ambulatório de Abordagem e Tratamento do Fumante, que oferece tratamento gratuito baseado em terapias cognitivo-comportamentais, associadas a medicação, segundo avaliação médica.
O secretário de Saúde, Samuel Bonilha, explica como aderir ao tratamento. “Para aderir ao tratamento, o fumante interessado pode se dirigir à Policlínica 108 Sul, com documentos pessoais e cartão da família, preencher um formulário de triagem. Não é necessário encaminhamento”, explica o secretário.
Outra ação da Semus é a certificação do Programa Ambientes Livres do Tabaco a estabelecimentos da Capital, que são ambientes coletivos onde as famílias palmenses estão livres dos perigos da fumaça tóxica do cigarro. Entre os certificados estão a Churrascaria Portal do Sul, os Restaurante Trattoria Toscana e Don Vergílio e o Palmas Shopping. Empresas interessadas em aderir ao programa podem obter mais informações pelo telefone: 3218-5106.
“O grande perigo do fumo está em absorver passivamente substâncias tóxicas. Estima-se que a cada 10 cigarros que o fumante ativo consome, um acaba sendo absorvido passivamente por familiares ou colegas de trabalho”, acrescenta Andreza.
Males do cigarro
“O tabaco tem relação causal com 90% de câncer de pulmão, 80% das doenças pulmonares obstrutivas crônicas (enfisema), 45% em doenças cardiovasculares, 30% de infarto e 30% de todos os tipos de câncer”, explica Andreza.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é uma das principais causas de morte evitável no mundo. Quase cinco milhões pessoas morrem todos os anos no mundo por doenças relacionadas ao tabaco. A previsão é de que esse número aumente para 10 milhões por volta de 2030.
Composição venenosa
Veja relação abaixo de alguns dos componentes do cigarro:
Amônia
Libera mais nicotina e, assim, acelera a dependência.
Nicotina
Causa dependência, aumenta a pressão arterial e nº de batidas do coração.
Ácido Acético
Ácido corrosivo.
Cádmio
Substância usada em baterias.
Naftalina
Veneno para baratas.
Fósforo P4/P6
Veneno para ratos.
Tolueno
Solvente industrial.
Monóxido de Carbono
Gás presente no escapamento de carros, afeta quem traga ou respira a fumaça. Na corrente sanguínea, substitui o oxigênio.
Formol
Conservante de cadáver
Acetona
Removedor de esmaltes.
(Autor: Juliana Matos)
Semed convoca candidatos aprovados no Proed para reunião nesta terça-feira, 31
A Secretaria Municipal da Educação (Semed) convoca os candidatos aprovados no processo seletivo para palestrantes e oficineiros do Programa de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação 2011 (Proed) para uma reunião de planejamento. A reunião será realizada na sede da Semed nesta terça-feira, 31, às 10h.
Participarão da reunião somente os candidatos aprovados para 1ª edição do Proed, ou seja, os candidatos que foram aprovados para os eventos (palestra e/ou oficinas) que acontecerão no mês de junho. Os demais candidatos serão convocados posteriormente de acordo com os acontecimentos das próximas edições.
Candidatos convocados
Abrão de Sousa
Elizabeth Maria Lopes Toledo
Fabíola Peixoto de Araújo
Gilberto Costa Leite
Gleiva Giuvannucci Alves
Husseyn Mohamad El Akharas
Ismeni Lima de Moura
Jadson de Sousa Lima
Keliane da Silva Santos
Kely Cristiane de Souza Martins
Márcia Helena Teodoro de Carvalho
Rodrigo Mota Marinho
Sérgio Roberto Jorge Alves
Silma Rosa da Silva Moreira
Socorro Maria Modesto Correia
Tatiana de Sousa Borges
(autor: Iolete Marques)
Vistoria obrigatória em táxis inicia nesta quarta-feira, 1º
Os 99 taxistas de Palmas têm prazo definido entre os dias 1º e 30 de junho para realizarem a vistoria obrigatória determinada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes. Não é necessário que o concessionário agende horários, entretanto, o trabalho dos vistoriadores também já está estabelecido e vai das 13h às 17h, no Departamento de Transporte Especial.
A vistoria ocorre uma vez por ano e observa as condições do veículo usado para essa categoria de transporte de passageiros, como a parte mecânica, elétrica, caracterização, documentos e lacres do taxímetro. Além disso, o dono da concessão deve portar Cartão de Permissão e o carro deve ter a caixa luminosa, que fica em cima do teto.
A Secretaria estabeleceu uma série de documentos que deve ser levada com fotocópia na hora da vistoria: Certidão de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV; Carteira Nacional de Habilitação; Certidão de Quitação Municipal - CQM; Comprovante de Quitação Sindical; prova de que sua inscrição e obrigações para com o INSS estão em dia; Certidão Negativa de antecedentes criminais expedida e pelo Cartório da Comarca de Palmas e Taxa de vistoria - receita nº 116 = 10 UFIP´s.
(autor: Luiz Henrique Machado)
Corrida dos 22 anos reúne cerca de 450 esportistas em Palmas
Um total de 48 pessoas foram premiados durante a Corrida dos 22 anos da Capital.
Fotógrafo: Fernando Alves
Os 22 anos da Capital foram celebrados também com esporte no último sábado, 28, durante a Corrida dos 22 anos de Palmas, promovida pela Prefeitura de Palmas, através da Coordenadoria de Juventude e Esportes. A corrida superou as expectativas da organização reunindo cerca de 450 corredores num trajeto de 10 quilômetros.
Foram distribuídos R$ 10 mil em premiação, divididos em várias categorias, dentre elas: geral, juvenil, adulto, veterano (I, II e III), masculino e feminino e ainda veteraníssimo masculino. Ao todo 48 pessoas foram premiadas.
O corredor goiano Davi Andrade Mesquita foi o vencedor na categoria geral masculino. Já na categoria geral feminino, Maria Barros Costa, de Brasília, foi a vencedora.
De acordo com o coordenador de Juventude e Esportes, Kairo Bernardo, a prova teve resultados positivos por superar a meta de 300 participantes. “Estamos felizes com esta realização, já que cumprimos nosso papel de incentivar a prática esportiva”, destacou.
A corrida de aniversário da Capital é valida pela 2ª Etapa do Circuito de Corridas de Rua do Tocantins, e já inclusa no calendário esportivo do Estado. O evento também recebeu o apoio do Governo do Estado e da Associação Palmense de Corredores de Rua.
Os pequenos também puderam desfrutar deste momento de lazer e esporte. Foi realizada uma “mini-corridinha” para as crianças e todos ganharam uma medalha de participação.
Resultado:
Categoria Geral Feminino
1ª .- Maria Barroso Costa – Brasília-DF
2ª.- Odineide Felix Amorim – Brasília-DF
3ª.- Eliete Todoro de Moraes - Brasília-DF
4ª.- Dinamara Batista - Brasília-DF
5ª.- Elci Rodrigues – Imperatriz-MA
Categoria Geral Masculino
1º.- Davi Andrade Mesquita – Goiânia-GO
2º.- Paul Kipketet Tonir - Brasília-DF
3º.- Antonio José Nunes - Brasília-DF
4º.- Jamilson Azevedo –
5º.- Ismael Martins dos Reis – Imperatriz - MA
Categoria Juvenil Feminino
1ª.- Doriene Oliveira – Palmas-TO
2ª.- Mara Rossi R. de Sousa – Tocantinópolis - TO
3ª.- Valkiria Oliveira Torres – Porto Nacional -TO
4ª.- Cintia Lorrane Pereira – Palmas-TO
5ª.- Nathália Fonseca Rodrigues – Palmas-TO
Categoria Juvenil Masculino
1º.- Athila Cavalcante Teles – Araguaína-TO
2º.- Raykhard Pereira de Alencar – Tocantinópolis-TO
3º.- Paulo Henrique Rocha Neto – Araguaína-TO
4º.- Deusdedith Oliveira Rocha Neto – Palmas-TO
5º.- Ailton Carlos T. Assis – Araguaína-TO
Categoria Adulto Feminino
1ª.- Ivaneide Silva – Tocantinópolis-TO
2ª.- Elaine Cristina – Tocantinópolis - TO
3ª.- Jeenes Ferreira – Colinas -TO
4ª.- Michele Pollo – Palmas-TO
5ª.- Marília Rafaelle – Palmas-TO
Categoria Adulto Masculino
1º.- Fernando Pereira – Brasilia-DF
2º.- Israel Barbosa de Deus – Brasilia-DF
3º.- Renato Gomes Batista – Palmas-TO
4º.- Jorge Ribeiro Barros – Aragominas-TO
5º.- Adelzir Lopes da Silva – Palmas-TO
Categoria Veterano Feminino I
1ª.- Ilza Ana Barbosa – Palmas-TO
2ª.- Maria Antonia Gomes Jacob – Filadélfia - TO
3ª.- Maria José da Costa –
Categoria Veterano Masculino II
1º.- Ailton de Jesus Lopes – Paraíso-TO
2º.- Valdemir Silva Santos – Palmas-TO
3º.- Vilmar Mendes Cruvinel – Goiânia-GO
4º.- Francisco Assis Pereira – Araguaína-TO
5º.- José Alves Cunha – Palmas-TO
Categoria Veterano Masculino III
1º.- Renato Gomes de Sousa – Colinas-TO
2º.- Pedro Matos Oliveira – Araguaína-TO
3º.- Antonio Lopes de Sousa – Palmas-TO
4º.- Vanaldo Veloso – Palmas-TO
5º.- Manoel Soares das Silva – Palmas-TO
Categoria Veteraníssimo Masculino
1º.- Valmir Gomes – Goiânia-GO
2º.- Ademir Cardoso – Águas Lindas-GO
3º.- Nivaldo Louzeiro – Aliança-TO
4º.- José Luiz Alves – Palmas-TO
5º.- Antonio Lopes de Sousa – Araguaína-TO
(Autores: Lorena Karlla e Helton Gonzaga)
--
Um ótimo trabalho a todos.
Atenciosamente,
Equipe ASCOP / Prefeitura de Palmas
(63) 2111-2511
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!