TOCHA OLÍMPICA CUSTARÁ 250 MIL REAIS PARA A CAPITAL PALMAS

Passagem da tocha olímpica por Palmas custará R$ 250 mil ao governo federal

 
Prefeito Carlos Amastha garante que, apesar de convênio prever até 7,2% de contrapartida para a Capital, município não gastará “praticamente nada"
Foto: Junior Suzuki/Secom Palmas
Prefeito Carlos Amastha com alguns dos 155 nomes que vão conduzir a tocha em Palmas

Da Redação

A tocha olímpica passará por Palmas no dia 11 a um custo para o contribuinte brasileiro de pelo menos R$ 250 mil. O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), explicou ao CT que este valor será pago com recursos do Ministério da Cultura, através de um convênio com a prefeitura da Capital. Conforme Amastha, o município se comprometeu a entrar com uma contrapartida de até 7,2%, o que daria um total de R$ 18 mil. Contudo, o prefeito garantiu que a prefeitura não gastará “praticamente nada”. “Não será necessário”, assegurou Amastha.

O Tour da Tocha, que percorre cidades brasileiras com a tocha das Olimpíadas Rio 2016, desembarcará às 9h30 do dia 11 e o trajeto terá início às 13 horas no Jardim Taquari, num percurso total de 31 quilômetros, que será finalizado na Praia da Graciosa.

No início da tarde dessa quinta-feira, 2, o prefeito recebeu a imprensa e alguns dos condutores da tocha em seu gabinete no Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) para falar sobre o evento.

“Vai ser um momento maravilhoso para todos nós. Tenho dito que o Brasil atravessa um momento difícil de crise econômica e política mas não podemos esquecer do espírito olímpico. Pela primeira vez o maior evento esportivo da humanidade está acontecendo na América do Sul, no Brasil e a gente não pode perder essa oportunidade. E a tocha a sua passagem por Palmas tem uma simbologia muito grande. Vai ser uma grande celebração esse final de semana, dos dias 11 e 12 de junho, a gente tem o triathlon do Sesc, que é um grande evento, a passagem da tocha, a Corrida dos Namorados”, afirmou o prefeito.

Ao todo, 155 condutores irão participar do evento, entre eles atletas, entusiastas e outras personalidades do esporte, como o empresário Aluísio Motta, ex-atleta de tiro.

“Eu joguei futebol com o Pelé no exército, em virtude de uma lesão eu fui para o tiro. Fiz toda a minha carreira e participei das Olimpíadas de Los Angeles em 1984. Esse momento vai ser uma oportunidade pra encerrar minha carreira com chave de ouro, estou muito feliz”, lembrou.

Outro condutor que participou da coletiva foi o ciclista Junio Cesar, um dos atletas contemplados pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Palmas.

“É um momento muito gratificante para mim, pra minha modalidade, garanto que vai ser muito bem representada. Estou contando os dias, as horas, os minutos. Acho que no dia vou a passo de tartaruga pra ter mais tempo segurando, porque acho que nunca mais vou ter a oportunidade de estar no meu país, na cidade mais linda do mundo, fazendo isso”, brincou o atleta.

O jornalista Reinaldo Cisterna, do site Alôesporte, também está entre os palmenses que irão conduzir a tocha.

“Eu tive a felicidade de ser um dos condutores da tocha do Pan de 2007, é uma experiência única. Eu tenho certeza de que todos os que estão participando estão muito felizes em fazer parte desse momento”, afirmou.

A tocha irá percorrer Palmas de Sul a Norte, saindo do Jardim Taquari, passando por Taquaralto, pela região Sul, Centro e Norte até chegar à Graciosa. (Com informações da Secom Palmas)

- Matéria atualizada às 10h19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada