Igeprev preocupa por volume de recursos e quantidade de irregularidades, diz Ministério- O DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO NO IGEPREV É UM SINTOMA GRAVE DA CORRUPÇÃO DO GOVERNO SIQUEIRA,APENAS A LEI CEGA NÃO ENXERGA NEM PUNE!

Igeprev preocupa por volume de recursos e quantidade de irregularidades, diz Ministério

Informação foi repassada pelo diretor do departamento dos Regimes de Previdência, que também afirmou que existem outros investimentos com potencial para prejuízo
Celso Gick
Da Redação

A gestão de recursos feita pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) é uma das que mais preocupa o Ministério da Previdência Social (MPS) devido ao volume de dinheiro envolvido e a quantidade de desenquadramentos. A informação foi repassada pelo o diretor do departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público, Otoni Guimarães, que também afirmou que existem uma série de outros investimentos realizados pelo instituto com potencial para apresentar prejuízo.

Segundo o diretor do departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público a gestão de recurso feita pelos administradores do Igeprev, em comparação com outras praticadas em diferentes estado do país, tem atraído a atenção dos técnicos do Ministério da Previdência Social. “É uma gestão completamente equivocada, pelo valor elevado de investimentos em fundos suspeitos e por descumprir normas do sistema financeiro nacional”, explicou.

De acordo com Guimarães, todos os papéis adquiridos pelo Igprev emitidos pela financeira BVA, extinta pelo Banco Central, podem ser considerados contabilizados como prejuízo. “São papéis podres”, disse. Ainda conforme ele, outros investimentos realizados pelo instituto por meio da financeira Diferencial, também falida, adquiridos por outras instituições financeiras, ainda podem ser recuperados. As irregularidades nos investimentos praticados pela gestão do Igeprev podem gerar perdas de R$ 153 milhões.

O relatório do Ministério da Previdência Social aponta que a gestão do Igeprev está em desacordo com normas do Conselho Monetário Nacional (CMN), entre elas a que determina que institutos de previdência não podem aplicar mais de 25% do total reunido em um fundo de investimentos. O procedimento realizado pela gestão do Igeprev está em descordo com o artigo nº 14 de resolução CMN, que dispõe sobre as aplicações dos recursos dos regimes próprios de previdência social instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O documento aponta que em janeiro permaneciam irregulares em pelo menos três investimentos realizados pela gestão do instituto, no fundo Leme IMA-B FI RF Previdenciário, que representava 48,45% deste fundo, Incentivo FIDC Multisetorial II, em que estavam aplicados 33,66% do fundo e no Leme Brasprev FI RF LP Previdenciário CP, em que a gestão do instituto aplicou 39,98% do total deste fundo.

Os presidentes dos sindicatos e associações dos servidores públicos do Estado decidiram em reunião nesta quinta-feira, 24, que irão reforçar o pedido junto aos Ministérios Público Estadual e Federal, Controladoria Geral do Estado (CGE) e Polícia Federal (PF), sobre o parecer emitido pelo Ministério da Previdência sobre a situação do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev). As entidades solicitam uma intervenção no instituto, a responsabilização dos administradores que cometeram irregularidades e uma mudança no sistema de gestão do instituto.

CT procurou o presidente do Igeprev, Rodrigo Alexandre Gomes, porém sua assessoria informou que ele estava em viagem a São Paulo (SP) e somente poderia conceder entrevista sobre as possíveis irregularidades no instituto na próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada