Zé Roberto preside CPI da Celtins

Zé Roberto preside CPI da Celtins

Instalada nesta terça-feira, 27, a CPI da Celtins será presidida pelo deputado estadual Zé Roberto (PT). Autor do requerimento que solicitou, em julho, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da Empresa Centins - Companhia de Energia Elétrica do Tocantins, o parlamentar registrou na manhã desta quarta-feira, 28, que a partir da próxima semana os membros da CPI começarão a organizar os trabalhos de investigação sobre a companhia.
"Vamos nos organizar para fazer uma CPI à altura da expectativa e da necessidade do povo do Tocantins. Queremos entender e averiguar todos os fatos que ocorreram nos últimos anos na Celtins", garantiu o parlamentar.
Também compõem a CPI o deputado Wanderley Barbosa (PEN), como vice-presidente, o deputado Stalin Bucar (PR) como relator, e como demais membros os deputados Freire Júnior (PSDB) e Eli Borges (PMDB).
Audiência Pública
Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública para esclarecimento da situação da empresa. A audiência contou com a presença do interventor da Celtins, Isaac Averbuch que mencionou uma série de decisões que levaram a empresa a ter problemas de caixa.
Entre elas, investimentos considerados "imprudentes", de alto valor inicial e de retorno demorado, contratos desfavoráveis à Celtins que beneficiaram outras companhias de parentes da cúpula do Grupo Rede, excessivo número de funcionários mantidos em São Paulo, falta de clareza quanto aos custos e saques injustificados de R$ 42 milhões da Celtins para outras empresas do grupo.
Decisões como essas, ainda segundo o interventor, levaram à desconfiança do setor financeiro que, diante da inadimplência da empresa, acionou-a judicialmente, o que levou à intervenção pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde então, foi determinado que fosse feita auditoria na companhia, transferida a estrutura de São Paulo para Palmas, renegociação de contratos com credores e fornecedores, cortes de despesas e suspensão de pagamentos em contratos considerados indevidos. (Com informações da Dicom/AL)

--
Atenciosamente,

Flávia Quirino
Jornalista DRT-TO 442
(63)  8428 0964 // 8120 6595

Asessoria de Comunicação do Deputado Estadual Zé Roberto (PT)
Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins
Telefone: (63) 3212 5027

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada