SETAS Porto Nacional e região contam com qualificação e inclusão produtiva



SETAS
Porto Nacional e região contam com qualificação e inclusão produtiva
Publicada em 29/08/2013 por Lara Cavalcante em Inclusão produtiva
O Governo do Estado firmou parceria com Porto Nacional e mais 22 municípios da região central nesta quinta-feira, 29, durante evento que reuniu mais de duas mil pessoas em Porto Nacional. Os termos de pactuação técnica foram assinados pelo vice-governador do Estado, João Oliveira e o secretário do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Agimiro Costa. Com a assinatura os municípios passam a ter acesso a um pacote com mais de 10 serviços na área de qualificação profissional e inclusão produtiva.
Entre os programas que serão oferecidos, está o Pronatec Tocantins sem Miséria - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - destinado aos beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, Tocantins sem Fome e Pioneiros Mirins.
Segundo o vice-governador do Estado, João Oliveira, a educação e a assistência social são as prioridades para o governador Siqueira Campos: “O Governo está realizando muitas obras no Estado, mas a prioridade desta gestão é o bem estar social, por isso temos investido muito em educação e assistência social. Estes cursos e as ações de inclusão produtiva estão sendo levadas aos 139 municípios do Estado”. Afirmou o vice-governador.
Já o secretário da Setas, Agimiro Costa, ressaltou a importância dos programas sociais para o desenvolvimento do Estado: “Hoje, os programas sociais federais e estaduais estão presentes em todas as cidades tocantinenses e além de sua importância para as famílias eles são fundamentais para a economia dos municípios. Com essas ações de qualificação nossa intenção é dar oportunidade de trabalho para os tocantinenses e promover o desenvolvimento social de nosso Estado”. Explicou o secretário.
O deputado estadual, Toinho Andrade, representa a região de Porto Nacional e prestigiou o evento demonstrando seu apoio às ações de qualificação e inclusão produtiva do governo do Estado: “Estamos a disposição do Governo do Estado na Assembleia Legislativa para apoiar projetos como este que dão oportunidade àqueles que mais precisam”. Declarou o deputado.
O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, reafirmou a abertura do município para os trabalhos em parceria e falou sobre as dificuldades de gestão que tem encontrado frente à prefeitura “A queda do FPM - Fundo de Participação dos Municípios - nos trouxe muitas dificuldades, limitou nossos planos em todas as áreas, mas temos tocado a gestão com muita seriedade e contando com as parcerias, principalmente, do governo do Estado”. Avaliou o prefeito.
Qualificação
O Pronatec Tocantins sem Miséria se diferencia das demais modalidades do Pronatec por atender exclusivamente os beneficiários de programas sociais. O Programa oferece cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas, ofertados por instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, IFTO. Os cursos são gratuitos e os beneficiários, ainda, recebem alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares. Após o evento de pactuação desta quinta-feira as famílias de Porto Nacional interessadas em participar dos cursos de qualificação realizaram um pré-cadastro.
No municípios de Porto Nacional em 2013 serão ofertadas cerca de 150 vagas do Pronatec Tocantins sem Miséria. No momento estão sendo oferecidos os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Pessoal, Pintor de Imóveis, Mecânico de Motocicletas e Operador de Microcomputador.
Inclusão Produtiva
Além do Pronatec – Tocantins sem Miséria, o termo de pactuação vai oferecer aos municípios as seguintes ações de inclusão produtiva: Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios e Projeto de Associativismo e Cooperativismo.
Municípios que assinaram o Termo de Pactuação
Porto Nacional Aparecida do Rio Negro - Brejinho de Nazaré - Chapada da Natividade - Fátima - Ipueiras – Lajeado – Lagoa Do Tocantins- Mateiros - Monte do Carmo - Natividade – Novo Acordo - Oliveira de Fátima - Pindorama do Tocantins - Ponte Alta do Tocantins – Porto Nacional – Rio Sono - Santa Rita do Tocantins - Santa Rosa do Tocantins – Santa Tereza do Tocantins - São Félix do Tocantins e Silvanópolis



Fotos de Sandro Sousa



--
Adriana Grigolo
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Estado do Tocantins
Fone- 3218-1933
         9984-9964
         8431-4221

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada