Plano Tocantins sem Miséria é apresentado a vereadores e gestores públicos de Porto Nacional

Plano Tocantins sem Miséria é apresentado a vereadores e gestores públicos de Porto Nacional

Publicada em 28/08/2013 por Lara Cavalcante em Inclusão produtiva
  • Foto: Franco Lopes
    Vereador Jefferson Lopes debate as estratégias de enfrentamento a pobreza durante audiência Vereador Jefferson Lopes debate as estratégias de enfrentamento a pobreza durante audiência
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social- Setas, realizou nesta quarta-feira, 28, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Nacional. Na reunião, o Plano Tocantins sem Miséria foi apresentado e debatido com os vereadores e os gestores públicos da área da Saúde, Educação e Assistência Social do município.
O secretário executivo do Plano Tocantins sem Miséria, Valter Frota, expôs o Pronatec Tocantins sem Miséria (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e as 11 ações de qualificação e inclusão produtiva que serão pactuadas nesta quinta-feira, 29, com Porto Nacional e outros 11 municípios da região durante evento no Centro Cultural Durval Goudinho em Porto Nacional. Frota falou ainda sobre a eleição do Comitê Gestor do Plano Tocantins sem Miséria e das principais ações da Setas disponíveis aos municípios.
Valter Frota explica que a assistência social passou por muitas mudanças nos últimos anos o que alterou a forma de trabalho da Setas e as perspectivas de parcerias entre União, Estado e municípios; “Hoje não trabalhamos mais de forma assistencialista. O papel da secretaria de Estado é desenvolver políticas públicas, capacitar e monitorar os municípios na execução de serviços. Nossa intenção com essa audiência é esclarecer os papeis e assim possibilitar e fortalecer as parcerias”. Elucidou o secretário executivo.
O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Nacional, Fernando Aires, recepcionou os presentes e agradeceu a iniciativa: “Abrimos as portas da Câmara Municipal para debater essas ações que mudarão a realidade social de Porto Nacional e do Estado”. Afirmou o presidente
Já o vereador Jefferson Lopes parabenizou a iniciativa da Setas de buscar estabelecer pontes com os vereadores e disseminar informações acerca das estratégias do Governo para o enfrentamento da extrema pobreza. “Verdadeiramente hoje entendemos que os vereadores não podem trabalhar com o assistencialismo, nós podemos receber o povo em nossos gabinetes, mas nosso papel é encaminhá-los aos órgãos competentes. Precisamos defender a causa do povo, mas de forma conjunta e ordenada”. Avaliou o vereador. Lopes se comprometeu, ainda, em acompanhar os trabalhos do Comitê Gestor em sua região e efetivação das políticas públicas propostas pelo Plano Tocantins sem Miséria.
Comitê Gestor do Plano Tocantins sem Miséria
Em cada regional onde os municípios tem aderido ao Plano Tocantins sem Miséria está sendo montado, por meio de eleições, um Comitê Gestor que é formado por representantes da Educação, Saúde e Assistência Social das Regionais.
O Comitê é responsável por fixar metas, formular, implementar, monitorar e assegurar a execução das políticas e ações estabelecidas, além de fazer relatórios e avaliações para o aprimoramento das ações do Plano Tocantins Sem Miséria.

--
Adriana Grigolo
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Estado do Tocantins
Fone- 3218-1933
         9984-9964
         8431-4221
www.setas.to.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada