Obama fala em intervenção limitada e sem envio de tropas à Síria

Obama fala em intervenção limitada e sem envio de tropas à Síria

PUBLICIDADE
 
JOANA CUNHA
DE NOVA YORK
Ouvir o texto
Crise SíriaO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje que a decisão sobre uma ação militar contra o regime sírio ainda não foi tomada. Mas o ataque com armas químicas realizado em Damasco na semana passada não pode ficar sem resposta, de acordo com o presidente americano.
A intervenção seria limitada e não envolveria forças terrestres, segundo Obama.
'Esse tipo de ataque é um desafio para o mundo', disse ele, adicionando que 'não podemos aceitar um mundo em que mulheres e crianças são intoxicadas'.

Ataque químico deixa mortos na Síria

 Ver em tamanho maior »
ATENÇÃO: a galeria a seguir contém imagens agressivas
O discurso de Obama ocorre um dia após o Parlamento britânico rejeitar uma ação na Síria e o país tenta reunir apoio interno e externo para agir. O Conselho de Segurança se reuniu mais de uma vez nos últimos dias, sem acordo.
Pouco antes da fala do presidente, o secretário de Estado, John Kerry, afirmou que o país tem provas de que foi o regime sírio quem fez uso das armas químicas.
Em sua fala, Kerry trouxe um novo número de vítimas. Segundo ele, foram 1.429 pessoas mortas, sendo 426 crianças.
Enfatizando a palavra 'sabemos', Kerry citou o trabalho da inteligência americana, cujo relatório, divulgado pelo governo, aponta 'fortes evidências' do ataque em 21 de agosto.
'O governo americano sabe que o regime de Bashar al-Assad possui um grande arsenal de armas químicas que já foram usadas diversas vezes neste ano.'
Ele afirmou que tem mais informações que o relatório da ONU, porque os inspetores da organização não poderão determinar os responsáveis pelo ataque. "Por definição de mandato, a ONU não pode nos dizer nada além do que já sabemos".
O regime sírio nega a ação e apresentou à ONU na última quarta-feira (28) um documento com provas que incriminariam os rebeldes pelo ataque químico.
O secretário ressalvou que está cansado de guerras, assim como a população. Mas deixou claro que os Estados Unidos devem reagir ao ataque. E completou com um esforço em distanciar a situação da Síria com ações anteriores na região.
'O que acontece na Síria não se assemelha ao que ocorreu no Iraque', afirmou.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada