Facebook vai pagar US$20 milhões por usar perfil de usuários em anúncios
Facebook vai pagar US$20 milhões por usar perfil de usuários em anúncios
Redação Portal IMPRENSA
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27/08/2013 13:00
Um
juiz norte-americano concedeu, na última segunda-feira (27/8),
aprovação final para um acordo de 20 milhões de dólares que deve ser
pago pelo Facebook em um processo sobre publicidade.
Segundo
a Reuters, cinco pessoas entraram com uma ação contra o Facebook em
2011, afirmando que o programa "Histórias Patrocinadas" mostrava os
amigos dos usuários quando estes utilizavam a opção "curtir" para
determinadas marcas sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem
esse mecanismo.
O
caso levantou preocupações sobre privacidade e a forma como o Facebook
capitaliza conteúdo dos usuários. Além do acordo, o Facebook prometeu
dar aos usuários mais controle sobre como seu conteúdo é compartilhado.
A
rede social cobrou dos anunciantes cerca de 234 milhões de dólares
pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012,
segundo dados do processo.
Advogados
de defesa dos direitos das crianças afirmaram que nenhum menor pode ter
seu conteúdo compartilhado com anunciantes. Porém, na decisão, o juiz
do distrito de São Francisco Richard Seeborg escreveu que o acordo,
"apesar de não incorporar todas as funções que alguns dos opositores
prefeririam, possui valor significativo".
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