Marta Suplicy vai substituir Ana de Hollanda no Ministério da Cultura


MINISTÉRIO DA CULTURA - 11/09/2012 16h12 - Atualizado em 11/09/2012 17h08
TAMANHO DO TEXTO

Marta Suplicy vai substituir Ana de Hollanda no Ministério da Cultura

Decisão de Dilma foi confirmada nesta terça-feira. A senadora petista assume o cargo nesta semana

REDAÇÃO ÉPOCA
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
Ana de Hollanda comandou o Ministério da Cultura por 21 meses (Foto: Wilson Dias/ABr )
A presidente da República, Dilma Rousseff, convidou a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para assumir o Ministério da Cultura. Ela vai substituir a artista e compositora Ana de Hollanda, que estava no cargo desde o início do governo Dilma. 
Segundo o jornal O Globo, a saída de Ana ocorre após queixas dela sobre a situação financeira da pasta. Em 15 de agosto, ela enviou carta à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, com dados do orçamento e afirmando que os números “colocam em risco a gestão e até mesmo a existência de boa parte das instituições culturais”.
Ana e Dilma se reuniram hoje, por volta das 15h, no Palácio do Planalto. Em nota oficial divulgada hoje, Dilma agradeceu à ministra pelo "empenho e os relevantes serviços prestados ao país à frente da pasta desde janeiro de 2011".
A presidente também "manifestou confiança de que Marta Suplicy, que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da Cultura nos últimos anos". 
Segundo o colunista de ÉPOCA Felipe Patury, o Ministério da Cultura já havia sido oferecido a Marta Suplicy em abril deste ano. Mas ela recusou, dizendo a interlocutores que esperava uma pasta mais polpuda, como a das Cidades.   
A posse da petista será na próxima quinta-feira (13), no Palácio do Planalto. Nesta semana, quem assume o lugar de Marta no Senado é Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), vereador em São Paulo.  Ele é advogado e procurador. Trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado e, entre outros cargos públicos, ocupou a presidência da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de S. Paulo (EMTU). 
Polêmicas na Cultura
A situação de Ana de Hollanda no governo ficou complicada em 2011, quando ela foi acusada dereceber do governo diárias em fins de semana sem compromissos oficiais no Rio, cidade onde tem casa própria.
Ela também recebeu críticas de setores ligados à Cultura, pela mudança de algumas políticas pensadas durante gestões anteriores na pasta, como as relacionadas a direitos autorais. 
Ana é a 13ª ministra a deixar o governo Dilma. Oito ministros perderam o cargo após acusações de irregularidades. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada