MAIS UM ESTRANGEIRO COMUNISTA NO STF


Congresso

Senado sabatina indicado de Dilma ao STF nesta terça

Se aprovado por comissão, nome de Teori Zavascki será submetido a plenário

Tai Nalon
Teori Zavascki, ministro do STJ indicado pela presidente Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal (STF)
Teori Zavascki, ministro do STJ indicado pela presidente Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal (STF) (Divulgação)
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza, nesta terça-feira, a sabatina de Teori Zavascki, indicado pela presidente Dilma Rousseff à vaga de Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal. A sabatina na CCJ é a primeira etapa do rito de análise de Zavascki pelos parlamentares. Caso seja aprovado pelos senadores, seu nome será submetido à votação em plenário, o que pode acontecer até quarta-feira.
Nesta segunda-feira, integrantes da oposição defenderam a obstrução da sessão para protelar eventual posse do ministro. Segundo o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a rápida nomeação de Zavascki pode interferir no julgamento do mensalão no STF. Embora não haja consenso se a prática é legítima, uma vez empossado, o novo ministro poderia participar do julgamento e votar nos itens da ação penal em que Peluso não opinou. Os parlamentares prometem inquirir Zavascki se ele está habilitado a julgar os réus nesta etapa final.
Catarinense, Zavascki foi desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região até 2003, quando chegou ao STJ nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É ligado ao governador do Rio Grande do Sul, o petista Tarso Genro, e é ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia no blog de Reinaldo Azevedo:
Vocês são testemunhas de que recebi bem a indicação do nome do ministro Teori Zavascki (STJ) para uma vaga no Supremo. Tem uma boa trajetória, um perfil respeitável, sempre ascendendo a postos em razão de concursos públicos. Gente que respeito tem sobre ele a melhor avaliação. Dilma o indicou 11 dias depois da saída de Cezar Peluso. Até aí, bem! No meu entendimento, a presidente deveria ter desde já uma lista de possíveis indicações para o lugar de Ayres Britto, que sai no dia 18 de novembro. Muito bem! Mais aí começou a correria para a aprovação do nome no Senado, com os patriotas Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) se mobilizando com impressionante celeridade. Quem tem Renan e Sarney no Senado têm de ter lá os seus receios. Todo cuidado é pouco! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada