Japão e China farão transações comerciais com moedas locais


Japão e China farão transações comerciais com moedas locais

29/5/2012 10:19,  Por Redação, com Reuters – de Tóquio
Yuan
Ação elimina o uso do dólar nas negociações, seguindo acordo feito entre os líderes de cada país em dezembro de 2011
O Japão e a China começarão a negociar suas moedas diretamente em Tóquio e Xangai a partir de 1º de junho, numa ação que apoia o comércio e as relações financeiras entre as duas maiores economias asiáticas e também marca outro passo pequeno para aumentar o papel internacional do iuan.
Essa ação elimina o uso do dólar para estabelecer a taxa de câmbio e segue um acordo feito por líderes dos dois países em dezembro, que também envolve compra de dívida chinesa pelo Japão e esforços para formar um pacto comercial livre entre China, Japão e Coreia do Sul.
- Isso faz parte da estratégia maior da China de reduzir sua dependência do dólar. O yen foi escolhido por causa dos grandes fluxos comerciais entre os dois países – disse o economista sênior e estrategista do Credit Agricole CIB em Hong Kong, Dariusz Kowalczyk.
- Os volumes de trocas cambiais são pequenas, mas isso pode levar a uma expansão dos negócios com outras moedas. Seria mais fácil para a China expandir-se em outras moedas asiáticas.
O ministro das Finanças do Japão, Jun Azumi, que anunciou a decisão em Tóquio, destacou o custo-benefício da medida.
- Ao conduzir transações sem usar a moeda de um terceiro país, isso reduzirá custos de transação e diminuirá os riscos envolvidos em acordos em instituições financeiras – disse Azumi a repórteres após uma reunião do gabinete.
O Banco do Povo da China (banco central) destacou benefícios para o comércio mútuo, mas também ligou a decisão à ação da China de impulsionar o uso do iuan como uma moeda para transações financeiras e comerciais.
- Desenvolver o comércio direito iuan/yen irá ajudar a formar uma taxa de câmbio direta iuan/yen e reduzir o custo comercial para entidades, além de promover o uso do iuan e do yen em transações bilaterais e investimentos, assim como ajudar a fortalecer a cooperação financeira entre os dois países – informou a autoridade monetária num comunicado.

Matérias Relacionadas:
  1. China, Japão e Coreia do Sul vão negociar acordo de livre comércio
  2. Japão fecha último reator nuclear neste sábado
  3. Índice PMI de indústria da China mostra sexto mês de contração
  4. Dados mostram que China enfrenta nova queda de demanda
  5. Lucros de indústrias da China caem 1,6% no primeiros meses de 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada