Ásia EUA suspendem envio de alimentos à Coreia do Norte Governo americano considera o lançamento de satélite uma violação ao acordo firmado


O presidente americano Barack Obama durante a II Cúpula de Segurança Nuclear, realizada no último fim de semana em Seul. O encontro, no entanto, passou longe de discutir o programa nuclear do país vizinho, a Coreia do Norte

O presidente americano Barack Obama durante a II Cúpula de Segurança Nuclear, realizada no último fim de semana em Seul. O encontro, no entanto, passou longe de discutir o programa nuclear do país vizinho, a Coreia do Norte (Saul Loeb/AFP Photo)
Os Estados Unidos anunciaram a suspensão do envio de alimentos à Coreia do Norte por considerar o lançamento do satélite previsto para abril como uma violação ao acordointernacional firmado entre ambos em fevereiro. O secretário interino de Defesa para assuntos da Ásia e do Pacífico, Peter Lavoy, disse no Congresso americano que diante da "falta de desejo de continuar com seus compromissos internacionais, somos obrigados a suspender o envio de ajuda alimentar à Coreia do Norte".
O anúncio ocorre depois que a Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong-un, havia se comprometido com os Estados Unidos a suspender o programa nuclear em troca do envio de comida. De acordo com Lavoy, quando o acordo foi firmado, "indicamos (à Coreia do Norte) que a colocação em órbita de um satélite seria interpretado como o lançamento de míssil devido à tecnologia utilizada". E declarou: "O potencial de um ato de provocação da Coreia do Norteem 2012 continua sendo uma grande preocupação".
Histórico - A Coreia do Norte anunciou em meados de março a intenção de pôr em órbita, entre os dias 12 e 16 de abril, um satélite de observação terrestre através de um projétil de longo alcance para comemorar o centenário do nascimento do fundador do país, Kim Il-sung.
Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países pediram aos norte-coreanos que cancelasse o lançamento, já que o consideram uma manobra para encobrir um teste de mísseis de longo alcance, o que violaria uma Resolução da ONU. O regime de Kim Jong-um, contudo, reafirmou a intenção de levar adiante o objetivo e ainda convidou especialistas para a ocasião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada